Descendants of MANOEL GONÇALVES CORREIA

Notes


841. FRANCISCO VENÂNCIO (ou Teodoro) DE CARVALHO

BATISMO:
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas em 17/ABR/2007 no microfilme 1285461, item 02, dos batismos de Carrancas, onde na pág. 25V consta: "Aos 10/MAIO/1820 digo 24 nesta matriz de Carrancas o padre JOSÉ DA SILVA de licença batizou e pos os santos óleos ao inocente FRANCISCO filho legítimo de JOSÉ VENANCIO DE CARVALHO e D. MARIA THEODORA DE SAM JOSÉ. foram padrinhos JOSÉ PEREIRA DE CARVALHO e D. ANNA VITORIA e por não ter sido feito esse assento em competente tempo o lancei aqui depois de bem informado de pessoas fidedígnas e para todo o tempo constar."

FALECIMENTO:
- Pesquisa de Marcelo Nomellini : "Aos 25 de Junho de 1851 nesta matriz de Franca foi sepultado o cadaver de FRANCISCO VENANCIO DE CARVALHO, casado com DELFINA ELEUTERIA DE OLIVEIRA, o qual estando de idade mais ou menos 48 anos,falecido de febre, socorrido de todos os sacramentos, e feita a encomendação - Seu corpo jáz nesta matriz."
- Se o Francisco faceceu em 1851 com aproximadamente 48 anos, não deve ter nascido em 1824 conforme consta no assendo de batismo encontrado em Carrancas. Provavelmente um dos 3 erros que sugerimos abaixo pode ter ocorrido:
1.o- o assento de batismo encontrado em Carrancas ser de um outro Francisco, irmão deste, evento que já encontramos com frequencia, irmãos com o 1.o nome iguais.
2.o- o ano de batismo ter sido informado errado uma vez que foi feito anos depois de veu verdadeiro batismo.
3.o- ele não tinha os 48 anos informado no assendo de óbito encontrado em Franca.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Ver "As Tres Ilhoas" 2.o V olume, primeira parte, pág 28 5-1


1877. OLÍVIA FELICÍSSIMA DE CARVALHO

BATISMO e CASAMENTO:
- Pesquisa de Marcelo Nomellini recebido via e-mail em FEV/2011.


1879. MAXIMIANO VÊNANCIO DE CARVALHO

SUPOMOS QUE SEJA FILHO DO CASAL FRANCISCO VENANCIO DE CARVALHO E DELFINA.


842. Major JOAQUIM INÁCIO VILLAS BÔAS

NASCIMENTO e CASAMENTO :
- A comprovação da ascendência do JOAQUIM INÁCIO se dá pelo inventário de sua tia VITÓRIA MARIA VILLAS BÔAS, pois ela e seu irmão, Capitão ANTÔNIO CAETANO VILLAS BÔAS, eram sócios na Fazenda Piedade do Rio Grande (Inventário transcrito no Museu Regional de São João del Rei e publicado no site http://www.genealogia.villasboas.nom.br) . Trecho onde é citado a partilha da referida fazenda : "Aos nove dias do mês de outubro do ano de mil oitocentos e trinta nesta Fazenda da Boa Vista do Rio Grande, na Aplicação de São João Nepomuceno, da Freguesia de Lavras, Termo da Vila de São João del Rei, Minas, Comarca do Rio das Mortes, onde eu escrivão me acho, aí compareceram presentes o Capitão ANTÔNIO CAETANO VILLAS BÔAS e sua mulher D. MARIA LUIZA DE SÃO JOSÉ, seu filho JOAQUIM IGNACIO VILLAS BÔAS e sua mulher D. MARIA ROSA DE JESUS ......... (documento segue falando do libelo de divisão da Fazenda da Piedade do Rio Grande)."

FALECIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 17/SET/2004 no microfilme da CHF 1253669, item 05, referentes aos registros de óbitos do livro N.o 2 dos anos de SET/1872 a DEZ/1886 da paróquia de Santa Rita do Passa Quatro, onde à folha 87, consta : "Aos 05/SET/1885 faleceu ontem às 9 horas da manhã JOAQ.m ALVES VILLAS BOA (sic) de 85 anos, viúvo de M.a ROZA. Foi ecomendado e sepultado no cemitério público."
OBS : Apesar de grafado erradamente o nome temos certeza de tratar-se do mesmo, embasado também na data de seu falecimento citado no seu inventário citado abaixo.
- Conforme certidão que temos sobre o inventário de Joaquim Inácio que foi requerido em 03/DEZ/1885 onde informa que faleceu em 04/SET/1885 e está arquivado no cartório de 1o. ofício de Casa Branca com os seguintes herdeiros :
1- Mariana Candida de Jesus (viúva)
2. Maria (casada com Gaspar Antônio Netto)
3. José Joaquim Villas Bôas.
4. Antônio Caetano Villas Bôas.
5. João Ignácio Villas Bôas.
6. Francisco Ignácio Villas Bôas.
7. Constancia Ubaldina de São José (casada com Francisco Pereira do Nascimento).

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Conforme a lista de eleitores da Freguesia Santo Antônio do Amparo/ 1851 fornecida pela Valderez APM -códice-( PP 1/11 caixa44 doc.34): Joaquim Ignacio Villas Boas 53 anos, casado, lavrador. Desta citação, podemos concluir que ele nasceu por volta de 1798, mas não deve ser em Santo Antônio do Amparo pois foi pesquisado nos livros de batismo de Bom Sucesso (matriz de S. A. do Amparo nesta ocasião) e nada encontramos.

- Conforme consta do censo de 1831 Cana Verde (MG) que consta no site do "Projeto Compartilhar" http://br.geocities.com/projetocompartilhar1/censo1831CanaVerdeMG.pdf :
14 JOAQUIM INACIO VILAS BOAS chefe do fogo masculino branca 26 casado agricultor
MARIA ROZA cônjuge feminino branca 29 casado costureira
MARIA filho feminino branca 6
MARIANA filho feminino branca 3
JOSE filho masculino branca 1
10 escravos

- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas em 24/SET/2002 no filme 1284942 da CHF, Joaquim Inácio foi padrinho, junto com Maria Luiza de São José, do batismo de escravo realizado em 28/JAN/1848 em Nepomuceno. Joaquim Inácio foi padrinho de diversos batismos em Nepomuceno, e foi verificado que depois de 1848 não se visualizou mais referencias a ele nos livros de batismo de Nepomuceno.

- Joaquim Inácio era morador na Fazenda da Boa Vista, Termo da Vila de Oliveira, por ocasião (1841) do inventário do seu irmão Manoel Caetano Villas Bôas, de quem, em conjunto com seus irmãos foram herdeiros.

- Joaquim Inácio era morador em Santo Antônio da Amparo por ocasião da dispença de consanguinidade de Bonifácio Soares da Costa e Vicencia Esméria de Araújo em 1852 por ser uma das testemunhas do processo.

- A lei n. 31 de 23 de março de 1882 transferiu de Mococa para Casa Branca a fazenda Riachuelo de Jose Julio de Araujo Macedo , assim como a de JOAQUIM INÁCIO VILLAS BÔAS, do municipio de Casa Branca, que tem terras pertencentes a tres municipio, ficando pertencendo ao mesmo municipio onde esta situada.


MARIA ROSA DE JESUS (ou do Nascimento)

NASCIMENTO :
- A comprovação da ascendência de Maria Rosa se dá pelo recibo passado pelo seu marido Joaquim Inácio que consta do testamento do Pe JOÃO PEREIRA DE CARVALHO : "Digo eu abaixo assinado que recebi em vida do Padre JOÃO PEREIRA DE CARVALHO uma crioulinha que me deu em dote para eu me casar com MARIA ROSA filha de JOSÉ SOARES DA COSTA e por ter recebido e me ser pedido passo esta por mim feito e assinado. Rio Grande, 27 de junho de 1830. JOAQUIM IGNÁCIO VILLAS BÔAS. Testemunhas presentes : PEDRO ANTÔNO TEODORO DE MEDEIROS e MANOEL JOAQUIM DA COSTA."

FALECIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 17/SET/2004 no microfilme da CHF 1253669, item 05, referentes aos registros de óbitos do livro N.o 2 dos anos de SET/1872 a DEZ/1886 da paróquia de Santa Rita do Passa Quatro, onde à folha 52, consta : "Aos 18/AGO/1882 faleceu ontem a meia noite de pulmonite MARIA ROZA DE JESUS de 71 anos casada com JOAQUIM ALVES VILLAS BOA (sic). Foi ecomendada e sepultada neste cemitério público."
OBS : Apesar do nome de seu marido ser grafado incorretamente, temos certeza de tratar-se da mesma. Ver o óbito de JOAQUIM INÁCIO VILLAS BÔAS, seu marido.
- MARIA ROSA faleceu na Fazenda Bom Sucesso.
- O inventário de Maria Rosa foi requerido em 11 de Julho de 1883 e está arquivado no cartório de 1.o ofício de Casa Branca junto com o do seu marido Joaquim Inácio.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Afilhada do Pe JOÃO PEREIRA DE CARVALHO, conforme consta em seu testamento.


843. Cap. JOSÉ VENÂNCIO VILLAS BÔAS

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas no dia 17/JUL/2005 no microfilme 1285463, item 05, dos batismos de Lavras, onde à folha 114: "Aos 13/JAN/1802 na Capela da Senhora da Conceição do Porto, filial desta Matriz de Santa Ana das Lavras, o Reverendo JOSÉ DA S.a X.er de licença, batizou e pôs os santos óleos à J.e filho legítimo de ANTONIO CAETANO V.as BOAS e MARIA LUIZA DE SÃO J.e. Foram padrinhos J.e PER.a DE CARV.o e sua mulher THEODORA MARIA DE MENDONÇA ..."

CASAMENTO :
- 1.o Casamento de José Venâncio : Pesquisa feita por Luis Antonio Villas Bôas em 14/JAN/2003 no microfilme 1285469, item 3 dos casamentos de LAVRAS, onde à folha 78 consta : "Aos 15/MAIO/1826 na Capela de São João Nepomuceno, filial desta Matriz o Pe (ilegível) celebração do matrimônio que contrairam JOSÉ VENANCIO V.as BOAS e MARIA BALBINA MONTRa. em presença das testemunhas VICENTE FERREIRA DA COSTA e JOSÉ BASILIO e receberam as bençãos nupciais .... "
- José Venancio e Maria Balbina eram primos de 2.o grau.
- Neste assento não consta o nome dos pais dos nubentes.

FALECIMENTO :
- Faleceu na Fazenda São José e foi inventáriado em Casa Branca - SP.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- O Capitão José Venâncio é citado nas obras "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2 - 1.a parte, pág 29, item 5-2 e pág 31, item 5-2, e "O Capitão Diogo Garcia da Cruz", de R.G. Daunt (1974), pág 41, item 3.2.
- No censo de 1831 Vivia em Nepomuceno (Sapé) conforme informações de Valderez Rosa Garcia:
Fogo 123
José Venancio V'Bs - br -30 anos
Mar.a Balbina - br - 20 anos
Manoel - branco- 2 anos
Anna - br - 5 anos
Ubaldina - 1 ano e + 8 escravos

- Em 18/ABR/1837 José Venâncio e sua esposa Maria Balbina foram padrinhos de batismo de Maria, filha de .... Barbosa de Oliveira e de Teresa Cândida de Jesus. ( Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas em 17/SET/2002 no filme 1284942 da CHF, item 1, sem número de folhas).

- Era morador na Fazenda Nova da Serra, Vila de Nossa Senhora das Dores de Casa Branca, por ocasião (1841) do inventário de seu irmão Manoel Caetano Villas Bôas.

- Foi Padrinho de Casamento de Antônio Pereira de Castro e Mariana Felisbina de Jesus.

- Lista datada de 9 de Dezembro de 1831 de cidadãos do Curato de S. J. Nepomuceno, designados pelo Conselho de qualificação que formam a Lista dos Guardas Nacionais do serviço ordinário: José Venancio Vilas Boas, No. 11 da referida lista, idade 31 anos, casado, morador em Sapé, Lavrador.

- Conforme nota de rodapé na Revista da ASBRAP, VOL. 4, 1997, pág 169 nota 13 informa haver no Livro n° 9, das Escrituras de Casa Branca, no dia 12-ABR-1868, está registrada uma troca de terras entre o Capitão José Venâncio Vilas Boas e sua mulher Antônia Inácia de Almeida Medeiros, moradores no Distrito da Vila de Casa Branca, com o Alferes Joaquim Leonel Vilela e sua mulher Maria Francisca Junqueira, moradores no Distrito das Dores da Boa Esperança, Minas Gerais, os quais nomearam como seus procuradores José Tomás de Andrade, João Vilela de Andrade e Joaquim Vilela de Andrade. "...Joaquim Leonel Vilella e sua mulher Dona Maria Francisca Junqueira, eram Senhores e possuidores de uma Fazenda denominada - Chapadão no Districto de Caldas e Jaguary, que houveram por herança de seus finados pais e sogros José Francisco Junqueira e sua mulher, cuja fazenda de culturas e campos, ..." "... trocavam como de facto trocada tem pela metade das terras de culturas e campos denominada - Potreiro Grande que o dito Capitão José Venâncio Villas Boas e sua mulher possuem no Districto desta Villa, cuja troca fizeram sem volta alguma ...". No mesmo dia passaram outra escritura onde Joaquim Leonel Vilela comprou do Capitão José Venâncio Vilas Boas "...a metade do restante da fazenda denominada Potreiro Grande deste Districto que sobrou na troca que nesta mesma data fizerão...".


MARIA BALBINA MONTEIRO

BATISMO :
- Pesquisa de Luís Antônio Villas Bôas realizada em 08/MAR/2005 no microfilme da CHF 1285464, item 1, referente aos livros de batismos de Lavras, folha 202V, consta : "No ano de 1811 com pouca diferença, na capela do Espírito Santo das Carrancas, então filial desta Matriz de Lavras, o Pe. FRANC.o DE PAULA ROIZ de licença, batizou e pôs os santos óleos a M.a filha legítima de MANOEL THOMAZ DE CARV.o e de D. ANNA JOZEFA DE ANDR.e Foram padrinhos o (ilegivel) ANT.o JOAQ.m DE ANDR.e e D. VENANCIA CONSTANÇA DE ANDR.e ."

Inventário de MARIA BALBINA MONTEIRO - Fornecido por Eduardo Roxo Nobre
56 paginas
Falecida em Casa Branca a 29-4-1846
Abertura em 12-02-1847
Juiz de Orfãos : Antonio José Pereira Carvalho Vasconcellos
Inventariante: o viuvo José Venancio Villas Boas
Local : Fazenda Paciência

Herdeiros:
1 - Ana Candida (muda) 20 anos
2 - Manoel Thomaz (mudo)18 anos
3 - Ubaldina Candida Monteiro 17 anos c.c. Manoel Francisco Mafra
4 - Martia Ambrosina 15 anos
5 - Umbelina Candida Monteiro 14 anos
6 - Candida Balbina Monteiro 9 anos.
7 - João Evangelista - 7 anos.
8 - José Estevan, - 5 anos
9 - Antonio - 4 anos
10 - Ritta - 2 anos
11 - Maria, falecida 4 meses após a mãe

Bens:
Moveis, joias, ferramentas : muitos !!!
Escravos: 68
Gado : 23 burros de carga, 12 bestas, 42 bois de carro, 43 bois com 2 anos, 23 garrotes de 3 anos, 61 bezerros de 2 anos, 85 vacas paridas, 24 vacas solteiras.
Bens de Raiz :Morada de casas na Fazenda Paciência, com engenho de serra. Paiol, monjolo, 2 moinhos, rego dágua, etc...2:000$000
1 casa no Largo do Rosário, em Casa Branca 200$000
Uma Fazenda nas margens do Rio Mogy denominada Rio Claro, nas margens do Rio Mogy com o Rio Claro 4:000$000
Uma Fazenda denominada Sercado unida a Paciência 8:000$000
Uma outra Fazenda denominada Paciencia cujas divisas começão no Ribeirão do Tambaú na barra que faz com o Rio Pardo. 68:000$000
Total dos Bens : 125:336$700
Tendo este Inventario tendo começado a tantos anos, parece que por cauza da avultada soma das dívidas passivas do casal, o inventariante quis salvar maior parte delas afim de evitar que a valorização de suas lavouras agora porem que tem decorrido sete anos sem mais sentido andamento cujo provado tem salvar havido tantas mudanças que sera preciso serem novamente avaliados os bens. E como estou convencido do andamento que se dave dar ao presente Inventário precisara que novamente seja intimado o Inventariante e mais herdeiros para sua ultimação.
V.Sra. Porem mandara o que for de Direito.
Casa Branca 18 de Março de 1854, o Escrivão Domingos Carneiro da Silva Braga.

Os bens foram reavaliados em 136:941$216

Dividas Activas:

Declarou o EX-viuvo José Venancio Villa Boas, que devem ao Inventario:
José Carvalho de Araujo 1:740$000
Joaquim da Costa Monteiro 243$000
José Caetano de Lima 1:421$757
José Thomas de Andrade 607$000
Joaquim Machado 30$240
Antonio Teodoro Padilha 348$680
João Caetano de Lima 810$000
Luiz Mafra 60$000
João Bento 800$000
Joaquim Ignacio Vilas Boas 162$000
Francisco Correa 27$500
Francisco do Bom Sucesso 190$000
João Silverio de Carvalho 62$000
Silvino Pereira da Costa 100$000
O Inventariante 430$000

Fim do Inventario em 10-9-1854


1892. ANA CÂNDIDA VILLAS BÔAS

NASCIMENTO :
- Ana consta como filha de José Venâncio Villas Bôas e sua esposa Maria Balbina durante o censo de Nepomuceno em 1831e tinha 5 anos.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
- Era muda, conforme consta no inventário de sua mãe.


1893. MANOEL TOMÁS DE CARVALHO (Neto I)

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas no dia 30/NOV/2006 no microfilme 1285052, item 04, dos batismos de Lavras, onde à folha 109, consta: "Aos 29/MAR/1829 na Capela de São João Nepomuceno, o Reverendo MANOEL DE SOUZA FURTADO de licença minha batizou e pôs os santos óleos a MANOEL, filho legítimo de JOSÉ VENANCIO VILLAS BOAS e D. MARIA BALBINA. Foram padrinhos o Capitão ANTONIO CAETANO VILLAS BOAS e JOÃO EVANGELISTA DE CARVALHO ..."

OUTRAS INFORMAÇÕES:
- Era mudo, conforme consta no inventário de sua mãe.
- Ainda vivia em 1881.


1894. UBALDINA CÂNDIDA MONTEIRO

NASCIMENTO :
- Ubaldina consta como filha de José Venâncio Villas Bôas e sua esposa Maria Balbina durante o censo de Nepomuceno em 1831 e tinha 1 ano.

FALECIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 01/JUN/2004 no microfilme da CHF 1444070, item 07, referentes aos registros de óbitos do cartório de Tambaú, onde à folha 74V, termo 102, consta : "Aos 17/JUN/1902 .... compareceu ontem na Fazenda Boa Vista, do Coronel JOSÉ VILLELA DE ANDRADE, às 10 horas da noite em casa de residência do Coronel JOSÉ VILLELA DE ANDRADE, faleceu D. UBALDINA CANDIDA MONTEIRO, sexo feminino, branca, com 75 anos, viúva de JOÃO MAFRA, pobre, não deixou coisa alguma, vitima de turbeculose, filha legítima do Capitão JOSÉ VENANCIO VILLAS BOAS e ignora o nome da mãe. Deixa 5 filhos, JOSÉ, JOÃO, FRANCISCO, ANTONIO E MARIA ...."

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- O casal foi padrinhos de batismo de ANTÔNIO, filho e ANTONIO PEREIRA DE CASTRO e de CANDIDA BALBINA DE SÃO JOSÉ realizado em São Simão em 16/OUT/1850.


1895. MARIA AMBROSINA MONTEIRO

FALECIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 29/MAIO/2004 no microfilme da CHF 1444070, item 05, referentes aos registros de óbitos do cartório de Tambaú, onde à folha 153V, termo 81, consta : "Aos 05/OUT/1897 .... compareceu ANTONIO CUSTODIO PALMA, residente em Santa Rita do Passa Quatro, .... declarou que ontem às 6 horas da manhã no lugar denominado Córrego Fundo, faleceu vitima de lesão cardíaca com complicação de reumatismo articular a Exm.a Senhora D. MARIA AMBROSINA MONTEIRO, com 65 anos de idade, esposa do senhor JOSÉ JOAQUIM VILLAS BOAS, natural de Minas Gerais, branca, e deixa os seguintes filhos : MANOEL CAETANO VILLAS BOAS, JOSE VENANCIO VILLAS BOAS, ANTONINO VENANCIO VILLAS BOAS, JOÃO SILVESTRE VILLAS BOAS, PEDRO ALEXANDRINO VILLAS BOAS, JOAQUIM, RITA, UMBELINA, MARIA ROSA e VENANCIA ..."

- Seu inventário está arquivado em Tambaú e datado de 15/DEZ/1897, sendo herdeiros :
1) Luiz Antônio (Marido da Venância Villas Bôas filha de Maria Ambrosina).
2) Rita Cândida Villas Bôas.
3) Maria Rosa de Jesus e seu marido Ananias Fulgêncio de Castro
4) Umbelina Venâncio Villas Bôas e seu marido Antônio Fulgêncio de Castro
5) José Venâncio Villas Bôas.


JOSÉ JOAQUIM VILLAS BÔAS

CASAMENTO :
- O casamento de José Joaquim e Maria Ambrosina está registrado no livro No. 2 da paróquia de Casa Branca, folha 5 que está no Arquivo Geral da Cúria Diocesana de São João da Boa Vista.
- Em sua certidão de casamento, informa José Joaquim morava em São Simão e sua esposa em Casa Branca e que o casamento foi realizado na residência de José Venâncio Villas Bôas, seu sogro.

FALECIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 03/JUN/2004 no microfilme da CHF 1444070, item 08, referentes aos registros de óbitos do cartório de Tambaú, onde à folha 29V e 30, termo 13, consta : "Aos 13/JAN/1904 .... compareceu ANANIAS BAPTISTA DA SILVA, exibindo um atestado assinado pelas testemunhas ANANIAS BAPTISTA DA SILVA e PEDRO ROSA VILLAS BÔAS ... que ante-ontem, 11 do corrente mês, às 12 horas da noite, em casa de residência de JOSÉ JOAQUIM VILLAS BÔAS, na Fazenda Bom Sucesso, deste município, faleceu de encomodo do coração que há muito sofria o adulto JOSÉ JOAQUIM VILLAS BOAS, branco, de 74 anos de idade, natural do estado de Minas Gerais, viúvo de MARIA AMBROSINA MONTEIRO, lavrador, f.o legítimo de JOAQUIM IGNACIO VILLAS BOAS e MARIA ROSA, residente nesta município que o falecido deixa bens de fortuna e não deixa testamento. Deixa os filhos, todos maiores de idade : JOSÉ VENÂNCIO VILLAS BOAS, MANOEL CAETANO VILLAS BOAS, ANTONINO VENANCIO VILLAS BOAS, PEDRO ALEXANDRINO VILLAS BOAS, JOAQUIM REPHAEL VILLAS BOAS, RITA, UMBELINA, MARIA ROSA e VENÂNCIA, todos maiores de idade e vai ser sepultado no cemitério desta vila ..."
OBS : Na certidão emitida pelo cartório de Tambaú que possuímos, provavelmente por equívoco de leitura pelo tabelião, informa incorretamente que tinha 64 anos quando faleceu, erro este evidenciado por nossa leitura no referido assento.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Conforme a lista de eleitores da Freguesia Santo Antônio do Amparo/ 1851 fornecida pela Valderez APM -códice-( PP 1/11 caixa44 doc.34): José Joaquim Villas Boas, 25 anos, solteiro, lavrador. Desta citação podemos concluir que o José Joaquim nasceu por volta de 1826.
- Lista datada de 9 de Dezembro de 1831 de cidadãos do Curato de S. J. Nepomuceno, designados pelo Conselho de qualificação que formam a Lista da Reserva dos Guardas Nacionais: José Joaquim Villas Boas, N.o 30, 24 anos, casado, morador em Rio Grande, Lavrador. Comparando as duas citações, verificamos que :
1- José Joaquim Villas Bôas, de Santo Antônio do Amparo, nasceu em 1826 e era solteiro em 1851.
2- José Joaquim Villas Bôas, listado para a Guarda Nacional em Nepomuceno , nasceu em 1807 e já era casado em 1831.
De onde podemos supor que seja o 1.o que casou com a Maria Ambrosina Monteiro em 16/FEV/1853 em Casa Branca.


1896. UMBELINA CÂNDIDA MONTEIRO (ou Umbelina Villas Bôas)

BATISMO :
- No microfilme 1284942 referente ao item 1, batismos de Nepomuceno, existe o assento de batismo de UMBELINA e de sua irmã CÂNDIDA, porém feito improvisadamente e totalmente fora de época na folha de abertura do livro de batismos do período de 1843 a 1869 logo abaixo desta abertura pelo Padre. Cabe resaltar que este assento de Umbelina feito 20 anos depois, o que pode sinalizar um possível data de casamento. "Aos 20 de novembro de 1833 batizei UMBELINA inocente filha legítima de JOSÉ VENANCIO V.as BOAS e de sua mulher MARIA BALBINA MONTEIRO. Foram padrinhos JOÃO EVANGELISTA DE CARVALHO e D. MARIA SILVERIA DO NASCIMENTO, e como este assento não foi lançado no tempo e lugar competente, fiz aqui ..(ilegivel)...mento para constar. Freguesia de S. J. Nepomuceno, 25 de Agosto de 1853. O Vigario João Evangelista."


JOÃO VILLELA DE ANDRADE

CASAMENTO :
- O casamento de João e Umbelina está registrado no Livro No 1 de Casa Branca (1838-1865) onde mostra que havia impedimento de consanguinidade de 3o grau linha lateral, indicando parentesco.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Umbelina e seu marido João Villela são citados nas obras "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2 - 1.a parte, pág 30, item 6-4 e na Revista da ASBRAP, VOL. 4, 1997, pág 171, item 3-3.


1897. JOÃO EVANGELISTA DE CARVALHO

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas no dia 19/SET/2006 no microfilme 1285052, item 04, dos batismos de Lavras , referente a Nepomuceno, onde à folha 209 : "Aos 21/ABR/1835 o capelão JOÃO THOMAZ DE SOUZA de licença batizou solenemente e pos os santo óleos ao inocente JOÃO filho legítimo de JOSE VENANCIO VILLAS BOAS e MARIA BALBINA MONTEIRA. Padrinhos JOSÉ ANTONIO DE LIMA e FRANCISCA ROMANA V.as BOAS ..."

CASAMENTO:
- Matrimônios 1863, Jan-1897, Jul, imagem N.o 53.


1898. RITA CÂNDIDA MONTEIRO

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas no dia 21/SET/2006 no microfilme 1285052, item 04, dos batismos de Lavras, onde à folha 218V : "Aos 17/JUL/1836 o Rev. JOÃO THOMAS DE SOUZA de licença batizou solenemente e pôs os santos óleos a inocente RITA filha legítima de JOSE VENANCIO VILLAS BOAS e MARIA BALBINA MONTEIRA. Padrinhos o Alferes JOSE ANTONIO DE LIMA e sua mulher MARIA MONTEIRA DE SOUZA ..."


JOAQUIM VILLELA DE ANDRADE

CASAMENTO :
- Joaquim é citado na revista da ASBRAP, VOL. 4, 1997, pág 170, item 3-2 onde consta que seu casamento com Rita Cândida está registrado no livro de casamento No.1 de Casa Branca (1838 a 1865) arquivado na Cúria Diocesana de São João da Boa Vista. Tinha impedimento de consanguinidade de 4o grau linha lateral. Foram testemunhas do casamento Antônio Pereira de Castro e José Caetano de Lima.


1899. CÂNDIDA BALBINA MONTEIRO

BATISMO :
- Pesquisa realizada por Luis Antonio Villas Bôas em 01/OUT/2002 e 03/OUT/2002 no microfilme 1284942 de batismos em Nepomuceno onde no livro 1, fls sem numeração, consta : "Aos 17/OUT/1837, compareceu JOSÉ VENANCIO VILLAS BOAS para declarar que no dia (ilegígel por ter desaparecido na lombada do livro e provavelmente por questões de microfilmagem) deste mesmo mes, na sua Fazenda do Sertãozinho, nascera sua (ilegível) filha legítima dele declarante e sua mulher MARIA (ilegível) NA MONTEIRA, brancos e lavradores." Na borda desse livro constava : "Batizada com o nome de CANDIDA. Foram padrinhos FRANCISCO DE ASSIS VILLAS BÔAS e MARIANA CÂNDIDA DE JESUS."
- Batizados de Nepomuceno, Batismos 1830, Abr-1868, Set, Imagem N.o 30.

- No mesmo microfilme 1284942 existe outro assento de batismo para CÂNDIDA e de sua irmã UMBELINA, porém feito improvisadamente e totalmente fora de época na folha de abertura do Livro 1 do período de 1843 a 1869 logo abaixo desta abertura pelo juiz. Cabe resaltar que o assento de Cândida foi realmente realizado na epoca certa, conforme mostrado acima, mas o Vigário não achou e resolveu fazer outro 16 anos depois o que pode sinalizar um possível data de casamento. Parece-nos que este seria o livro 1 depois da emancipação da capela de Nepomuceno em relação a Lavras : "Aos 30/OUT/1837 nesta freguesia de S. J. Nepomuceno, então capella filial da freguesia de Lavras o Capelão João Thomás de Souza batizou solenemente a CANDIDA, inocente nascida a (iligível) do mesmo mes, filha legítima de JOSÉ VENANCIO V.as boas e de D. MARIA BALBINA MONTEIRO. Foram padrinhos FRANCISCO DE ASSIS V.as BOAS e D. MARIANA BALBINA DE SÃO JOSÉ e como este asencto não foi lançado no lugar competente, aqui lancei de...(ilegivel)... forçando veridicamente ...(ilegivel)... boa fidedigna. 25/AGO/1853. O Vigario João Evangelista."


ANTÔNIO CAETANO VILLAS BÔAS (Neto)

CASAMENTO :
- Registro do casamento de Antônio Caetano e com sua prima em 1.o grau Cândida Balbina, no livro 2, folha 45 da paróquia de Casa Branca e arquivado na Cúria de São João da Boa Vista - SP : "Aos 05/SET/1859 por portaria do Revmo. Senhor Doutor Vigário Geral, que houve por habilitados, dispensando-os dos impedimentos de 2.o e 3.o graus de consanguinidade de linha lateral, e por Provisão do Reverendo Vigário da Vara da Comarca, habilitando-os para se receberem em Matrimônio em Casa, na Fazenda do Capitão JOSÉ VENÂNCIO VILLAS BÔAS, em minha presença e das testemunhas abaixo declaradas casaram-se ANTÔNIO CAETANO VILLAS BÔAS, filho legítimo de JOAQUIM IGNÁCIO VILLAS BÔAS e de MARIA ROSA DE JESUS, nascido e batizado na paróquia de São Simão e CANDIDA BALBINA MONTEIRO, filha legítima da finada MARIA BALBINA MONTEIRO e de JOSÉ VENANCIO VILLAS BÔAS, natural e batizada na Paróquia de São João Nepomuceno e ambos moradores desta Paróquia. Foram testemunhas : JERONIMO JOSÉ DE CARVALHO e JOAQUIM PROCÓPIO d'ARAÚJO. Receberam no mesmo ato as bêncãos nupciais, e para constar faço este têrmo. O Vigário Angelo Alves d'Assumpção."

FALECIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 05/JUN/2004 no microfilme da CHF 1444070, item 10, referentes aos registros de óbitos do cartório de Tambaú, onde à folha 167V, termo 86, consta : "Aos 18/AGO/1913 .... que ontem às 11 horas e 30 minutos da noite, na Fazenda Boa Vista, neste município, vitimado em consequencia de uma queda, faleceu ANTONIO CAETANO VILLAS BOAS, com 82 anos de idade, branco, natural desta comarca, lavrador, residente neste município, viúvo de D. CANDIDA VILLAS BOAS, e vai ser sepultado no cemitério desta cidade ..."

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Antônio Caetano e sua esposa Cândida são citados na obra "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2 - 1.a parte, pág 30, item 6-5.


MARIA BALBINA DE CARVALHO

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Maria Balbina é citada nas obras "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2 - 1.a parte, pág 45, item 6-3 e pág 31, item 6-11 e "O Capitão Diogo Garcia da Cruz", de R.G. Daunt (1974), pág 41, item 3.2


1901. ANTÔNIO VENÂNCIO DE CARVALHO

CASAMENTO:
- Pesquisa de Marcelo Nomellini feito no microfilme 1284719 da cidade de Sacramento (MG) aonde constam assentos de batismos e casamentos : "Aos 27 de Julho de 1863 nesta Matriz do Sacramento feitas as denunciações na forma do concilio Tridentino e sem se descobrir impedimento e em casa de Dona BARBARA CANDIDA DE MELLO na presença do reverendo e missionário apostólico Frei Eugenio Maria de Genova e das Testemunhas Major JOAQUIM TEIXEIRA ALVES e Tenente FRANCISCO RODRIGUES DE BARCELLOS com licença minha se casarão ANTONIO VENANCIO DE CARVALHO filho de JOSE VENANCIO VILLAS BOAS e de Dona MARIA BALBINA com Dona RITTA CANDIDA DE MELLO, filha do Capitão JOSE GONÇALVES DE MELLO e de Dona BARBARA CANDIDA DE MELLO, este é natural de Casa Branca do Bispado de São Paulo,e he residente nas Dores do Campo Formoso e lhes dei as benção conforme o rito da Santa Igreja e por verdade fiz este assento em que assignei. O Vigário Manoel Rodrigues da Paixão."
- Dores do Campo Formoso é atual Campo Florido (MG), proximo de Uberaba.
- Em 3/ABR/1870 Antonino Venancio de Carvalho foi padrinho de batismo de Francisco em Campo Formoso :
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-15334-110-36?cc=2177275&wc=M5FV-BZQ:371000601,369589902,371000602
https://familysearch.org/pal:/MM9.3.1/TH-1-15334-262-91?cc=2177275&wc=M5FV-BZQ:371000601,369589902,371000602
- No periodo de 1866 até 1878 não encontramos batismos de filhos do casal em Campo Formoso.
- No período Batismos 1862, Jan-1866, Abr em Sacramento nada encontrado do casal.


JOSÉ GABRIEL DE ANDRADE

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- José Gabriel é citado na revista da ASBRAP, VOL. 4, 1997, pág 180, item 3-1.
- Mariana Senhorinha e seu marido José Gabriel são citados na obra "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2 , 1.a parte pág 31 6-9


1904. MARIA VENÂNCIA VILLAS BÔAS

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Maria Venância e seu marido José Joaquim são citados na obra "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2, 1.a parte, pág 31 6-10 e pág. 279, 6-2, sem contudo trazer a descendência.


1905. MOISÉS VENÂNCIO VILLAS BÔAS

NASCIMENTO e FALECIMENTO :
- Obtido por visita à sepultura. Informação fornecida por Marco Antônio Villas Bôas e seu pai Sebastião de Castro Villas Bôas.

FALECIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 05/JUN/2004 no microfilme da CHF 1444070, item 09, referentes aos registros de óbitos do cartório de Tambaú, onde à folha 20 e 20V, termo 81, consta : "Aos 03/SET/1906 .... declarou que hoje às 4 horas da madrugada na Fazenda do Açúde, neste distrito, faleceu sem assistência médica, vitimado de moléstia não classificada, MOYSES VENANCIO VILLAS BOAS, com 52 anos de idade, natural desta comarca, branco, casado com MARIA BALBINA DE CARVALHO. Vai ser sepultado no cemitério desta vila ...."

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Moisés Venâncio e sua esposa Maria Balbina são citados na obra "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2 - 1.a parte, pág 31, item 6-11


MARIA BALBINA DE CARVALHO

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Maria Balbina é citada nas obras "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2 - 1.a parte, pág 45, item 6-3 e pág 31, item 6-11 e "O Capitão Diogo Garcia da Cruz", de R.G. Daunt (1974), pág 41, item 3.2


1906. ANTÔNIA INÁCIA VILLAS BÔAS

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Antônia e seu marido José são citados na obra "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2 - 1.a parte, pág 31, item 6-12


1907. MARIA LUÍSA DE SÃO JOSÉ (ou Villas Bôas ou Medeiros)

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Maria LUISA e seu marido João Francisco são citados na obra "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2 - 1.a parte, pág 31, item 6-13


JOÃO FERREIRA (ou Francisco) DE CASTRO

FALECIMENTO :
- João tem o óbito registrado no livro C-5, folha 120, No. 2520 do cartório de Santa Rosa de Viterbo onde informa que faleceu no povoado de Nhumirim, às 23:30 horas natural de Minas Gerais, de profissão negociante, de 65 anos, casado com MARIA LUIZA VILLAS BÔAS, filho de FRANCISCO JOSÉ DE MEDEIROS e de ANNA JOANA DE CASTRO.


1908. UMBELINA VENÂNCIA VILLAS BÔAS

FALECIMENTO : - Na dúvida de leitura na lápide do túmulo de Umbelina se o mês era 3 (MAR) ou 8 (AGO).

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Umbelina e seu marido Eugênio são citados na obra "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2 - 1.a parte, pág 31, item 6-14.
- Com descendência em Tambaú, conforme assentos de alguns filhos que aí descobrimos.


EUGÊNIO FERREIRA DE CASTRO

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Foi testemunha de um casamento em Tambaú em 13/JUN/1900 onde consta que tinha 53 anos nesta data.


1909. FRANCISCO VENÂNCIO VILLAS BÔAS

NASCIMENTO e FALECIMENTO :
- Obtido por visita à sepultura, não constava a data de falecimento, somente nascimento. Informação fornecida por Marco Antônio Villas Bôas e seu pai Sebastião de Castro Villas Bôas. Na lápide não consta a data de falecimento de Francisco, somente o nascimento.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Francisco é citado na obra "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2 - 1.a parte, pág 31, item 6-15.
- É citado no Almanak de 1917, página 5122 (665 do ano) e era agricultor em Tambaú (SP).


OVÍDIA CÂNDIDA NOGUEIRA (Ovídia Nogueira Villas Bôas)

NASCIMENTO e FALECIMENTO :
- Obtido por visita à sepultura. Informação fornecida por Marco Antônio Villas Bôas e seu pai Sebastião de Castro Villas Bôas.
- No assento de seu filho Pedro, informa que Ovídia nasceu em Três Corações (MG) mas no seu assento de óbito informa que nasceu em São José do Rio Pardo (SP).

FALECIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 08/JUN/2004 no microfilme da CHF 1444070, item 12, referentes aos registros de óbitos do cartório de Tambaú, onde à folha 73 e 73V, termo 87, consta : "Aos 28/AGO/1918 .... compareceu JOSÉ AFFONSO DOS SANTOS, .... que ontem às 5 horas da tarde nesta cidade, vitimado por um malignoma da região epigastro faleceu D. OVIDIA NOGUEIRA VILLAS BOAS, branca, natural de São José do Rio Pardo, com 52 anos, lavradora, residente nesta cidade, casada com FRANCISCO VENANCIO VILLAS BOAS ...."
- Sepultada na mesma sepultura que seu marido Francisco.


1910. ALEXANDRINA ROSALINA MEDEIROS (ou Alexandrina Rosalina Villas Bôas ou Alexandrina Rosalina de Carvalho)

NASCIMENTO e FALECIMENTO :
- Obtido em visita efetuada em JAN/2005 por Luis Antonio Villas Bôas no cemitério de Tambaú.
- Conforme informações recebidas, faleceu de gripe espanhola

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Alexandrina e seu marido Militão são citados nas obras "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2 - 1.a parte, pág 31 item 6-16 e pág 371 item 6-3, Descendentes de Antônia da Graça, de José Guimarães, pág 371, item 6-3.
- O casal viveu em Tambaú, conforme assentos de nascimento de filhos por nós encontrados nesta localidade.


Cap. MILITÃO NOGUEIRA DE CARVALHO (ou TERRA)

NASCIMENTO e FALECIMENTO :
- Obtido em visita efetuada em JAN/2005 por Luis Antonio Villas Bôas no cemitério de Tambaú.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Algumas datas de nascimentos, falecimentos e casamentos foram obtidos por consulta nos manuscritos de Militão Nogueira de Carvalho bem como diversos nomes de descendentes foram fornecidos gentilmente pelo seu neto Reynaldo Carvalho Palma.


844. FRANCISCA ROMANA VILLAS BÔAS

NASCIMENTO :
- Francisca consta com 27 anos, casada, durante o censo de Nepomuceno em 1831.


VICENTE FERREIRA MARTINS (ou Alves)

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Ver notas do Antônio Caetano Villas Bôas.
- Vicente Ferreira Martins era morador no Termo da Vila de Lavras, por ocasião (1841) do inventário do seu cunhado Manoel Caetano Villas Bôas. Neste testamento consta somente Maria, Francisco e Antonio como filhos de Vicente e Francisca. Provavelmente o José já tenha falecido na ocasião do inventário do Manoel (22/MAR/1841)


1912. MARIANA

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas no dia 21/SET/2006 no microfilme 1285052, item 04, dos batismos de Lavras , referente a Nepomuceno, onde à folha 208 : "Ao 1.o/MAR/1835 o Rev. JOÃO THOMAS DE SOUZA batizou solenemente condit. e pôs os santos óleos a inocente filha legítima digo MARIANNA filha legítima de VICENTE FERREIRA MARTINS e FRANCISCA ROMANA. Padrinhos JOSÉ VENANCIO VILASBOAS e sua mulher MARIA BALBINA ..."


1913. FRANCISCO

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas no dia 21/SET/2006 no microfilme 1285052, item 04, dos batismos de Lavras , referente a Nepomuceno, onde à folha 218V : "Aos 05/AGO/1836 o Rev. JOÃO THOMAS DE SOUZA de licença batizou solenemente e pôs os santos óleos ao inocente FRANCISCO filho legítimo de VICENTE FERREIRA MARTINS e sua mulher FRANCISCA ROMANA VILLAS BOAS. Padrinhos MANOEL CAETANO VILLAS BOAS e MARIA THEODORA VILLAS BOAS ..."


1914. JOSÉ

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas em 19/SET/2002 no filme 1284942 da CHF, item 1, batismos de Nepomuceno onde se encontra o assento : "Aos 31/DEZ/1837 batizei JOSÉ, nascido a 11/DEZ deste ano, filho legítimo de VICENTE FERREIRA MARTINS e de FRANCISCA ROMANA VILLAS BOAS, moradores na Fazenda Boa Vista do Rio Grande. Foram padrinhos ANTÔNIO PEREIRA DE CASTRO e sua mulher MARIANA CÂNDIDA BALBINA."

FALECIMENTO :
- Deve ter falecido antes de 1841 pois não é citado no inventário de seu tio Manoel Caetano Villas Bôas, sendo citado somente seus irmãos Maria, Francisco e Antônio.


1915. ANTÔNIO

NASCIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas em 17/SET/2002 no filme 1284942 da CHF, item 1, batismos de Nepomuceno : "Aos 02/MAR/1840 batizei ANTONIO, nascido a 02/JAN deste ano , filho legítimo de VICENTE FERREIRA MARTINS e de FRANCISCA ROMANA VILLAS BOAS, moradores na Fazenda Boa Vista do Rio Grande. Foram padrinhos ANTONIO CAETANO DE MENDONÇA e CANDIDA BALBINA DE SÃO JOSÉ."


847. ANA CÂNDIDA VILLAS BÔAS (ou Ana Luísa de Jesus ou Ana Cândida da Conceição)

NASCIMENTO :
- Ana Cândida consta como filha de Antônio Caetano Villas Boas durante o censo de Nepomuceno em 1831 com 18 anos, costureira, solteira.


1916. MARIA

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas em 17/SET/2002 no filme 1284942 da CHF no livro de batismos de Nepomuceno onde constava um batismo realizado entre 13/JUN/1837 e 24/JUN/1837 (é o primeiro da folha, não foi possível ler a data correta, mas o batismo de 24/JUN é o imediatamente abaixo) de MARIA, filha de BERNARDO RODRIGUES e de ANA LUISA DE JESUS, foram padrinhos JOAQUIM IGNACIO VILLAS BOAS e MARIA LUISA DE SÃO JOSÉ.
- Batizados de Nepomuceno, Batismos 1830, Abr-1868, Set, Imagem N.o 29.


1917. CÂNDIDA

BATISMO :
- Pesquisa de Luís Antônio Villas Bôas realizada em 02/JUN/2005 no microfilme da CHF 1285465, item 4, referente aos livros de batismos de Lavras, folha 44, consta : "Aos 09/OUT/1840 compareceu FRANCISCO RODRIGUES MONTEIRO que vinha por parte de BERNARDO RODRIGUES MONTEIRO digo BERNARDO ANTONIO RODRIGUES declarar que em sua casa na fazenda do Campo Limpo no dia 12/AGO lhe nasceu uma filha legítima dele e de sua mulher ANNA CANDIDA DA CONCEIÇÃO, brancos e neste mesmo dia foi por mim batizada com o nome de CANDIDA. Foram padrinhos FRANCISCO CAETANO VILLAS BÔAS e LUIZA CANDIDA DE SÃO JOSÉ ..."


JOÃO JOSÉ PEDROSO

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- João e sua esposa Francisca são citados na obra "Descendentes de Amador Bueno", AGB VOL VI, 1944, Ary Florenzano, pág 90, item QN36, onde apresenta sua descendência de 7 filhos.


850. ANTÔNIO CAETANO DE MENDONÇA (ou Villas Bôas)

BATISMO :
- Pesquisa de Luís Antônio Villas Bôas realizada em 14/ABR/2005 no microfilme da CHF 1285464, item 4, referente aos livros de batismos de Lavras, folha 16, consta : "No ano de 1816 na Capela de São João Nepomuceno com licença o Padre VERISSIMO JOSÉ PEREIRA batizou o inocente ANTONIO, filho legítimo de ANTONIO CAETANO VILLAS BOAS e D. MARIA LUISA DE SÃO JOSÉ. Foi padrinho JOSÉ DIAS (??)RIA (ilegível) assento informado dele o lancei."
- LAVB, 19/DEZ/2017, Lavras Batismos 1804, Abr-1881, Abr, imagem N.o 18.

NASCIMENTO :
- Antônio Caetano consta como filho de Antônio Caetano Villas Boas durante o censo de Nepomuceno em 1831 com 19 anos, lavrador, solteiro.

CASAMENTO:
- Procuramos pelo casamento de ANTONIO CAETANO e LEONOR nos assentos do microfilme 1288562, referente aos casamentos de Carrancas e nada encontramos. Suspeitamos que o assento esteja nos livros de casamentos de Lavras ou Nepomuceno.
- Já eram casados em 26/SET/1841 pois encontrei o casal sendo padrinhos ( Pesquisa de LAVB em 05/JUN/2007, microfilme 1286451, item 2, pag. 250V)


1919. MARIA

BATISMO:
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 15/MAIO/2007 no microfilme da CHF 1285461, item 02, referentes aos registros de batismos da igreja de Carrancas, onde à folha 288V, consta: "Aos 15/OUT/1845 nesta matriz de Carrancas batizei e pus os santos óleos a inocente MARIA filha legítima de ANTONIO CAETANO DE MENDONÇA e sua mulher LEONOR CAROLINA DA SILVA. Padrinhos JOAQUIM DA SILVA PAIS e D. MARIA LUIZA DE SÃO JOSÉ por procuração que apresentou D. MARIA LUIZA DO PARAIZO e para constar fiz esse assento ..."


1920. JOSÉ

BATISMO:
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 08/MAIO/2007 no microfilme da CHF 1285461, item 02, referentes aos registros de batismos da igreja de Carrancas, onde à folha 322, consta: "Aos 19/ABR/1849 nesta matriz batizei solenemente sub conditione ao inocente JOSE batisado em casa filho legítimo de ANTONIO CAETANO DE MENDONÇA sua mulher LIANOR. Foram padrinhos FRANCISCO DE ASSIS PAIS e D. MARIA LEONOR DO PARAIZO ...."


1921. TEÓFILO

BATISMO:
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 08/MAIO/2007 no microfilme da CHF 1285461, item 02, referentes aos registros de batismos da igreja de Carrancas, onde à folha 333V, consta: "Aos 25/MAR/1851 o padre JOAQUIM LEITE DE ARAUJO batisou e pos os santos óelos em casa de ANTONIO CAETANO DE MENDONÇA o inocente THEOPHILO filho legítimo de ANTONIO CAETANO DE MENDONÇA sua mulher LIANOR CAROLINA DA SILVA. Foram padrinhos o MANOEL MOREIRA DA SILVA e D. ANNA QUITERIA DO ESPIRITO SANTO ...."


1922. JOSEFINA

BATISMO:
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 08/MAIO/2007 no microfilme da CHF 1285461, item 02, referentes aos registros de batismos da igreja de Carrancas, onde à folha 369V, consta: "Aos 23/AGO/1854 em oratório ereto em casa de ANTONIO CAETANO DE MENDONÇA por procuração do reverendo vigário da vara, batizei (sub conditione) e pus os santos óleos a inocente JOSEFINA filha legítima de ANTONIO CAETANO DE MENDONÇA sua mulher LEONOR CAROLINA DA SILVA. Foram padrinhos o Alferes JOSÉ VENANCIO DE CARVALHO e D. FELICIDADE CANDIDA BALBINA ...."


1923. MANOEL

BATISMO:
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 08/MAIO/2007 no microfilme da CHF 1285461, item 02, referentes aos registros de batismos da igreja de Carrancas, onde à folha 386, consta: "Aos 16/JUL/1856 nesta matriz batizei e pus os santos óleos ao inocente MANOEL nascido a 05/MAIO do corrente ano, filho legítimo de ANTONIO CAETANO DE MENDONÇA sua mulher LEONOR CAROLINA DA SILVA. Foram padrinhos o Sargento-Mor JOÃO VENANCIO DE CARVALHO e D. ANNA CONSTANÇA mulher do Capitão MANOEL MOREIRA DA SILVA ...."


1924. ...

BATISMO:
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 10/MAIO/2007 no microfilme da CHF 1285461, item 02, referentes aos registros de batismos da igreja de Carrancas, onde à folha 396, consta: "Aos 28/JUL/1858 batizei por procuração do Sr. JOSÉ VENANCIO VILLAS BOAS e sua mulher ANTONIA IGNACIA sendo presentes suas pessoas MANOEL MOREIRA DA S.a e ANNA CONSTANÇA FERR.a reservando o parentesco espiritual do inocente a quem pus os santos óleos solenemente filho legítimo de ANTONIO CAETANO DE MENDONÇA." Na margem "Por Procuração".
Não consta o nome da criança, não consta o nome da mãe.


1925. UBALDINA CÂNDIDA DE SÃO JOSÉ (Sobrinha)

BATISMO:
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 08/MAIO/2007 no microfilme da CHF 1285461, item 02, referentes aos registros de batismos da igreja de Carrancas, onde à folha 395V, consta: "Aos 22/AGO/1858 batizei e pus os santos óleos a ANTONIO filho legítimo digo UBALDINA filha legítima de ANTONIO CAETANO DE MENDONÇA sua mulher LEONOR CAROLINA DA SILVA. Foram padrinhos JOSE FERR.a DOS REIS e sua mulher LUISA UBALDINA DE SÃO JOSÉ ...."

CASAMENTO:
- Ubaldina casou-se com 13 anos de idade com seu primo de 1.o grau.


JOSÉ VENÂNCIO MAFRA

CASAMENTO:
- Pesquisa realizada por Luis Antonio Villas Bôas em 15/MAIO/2007 no microfilme 1285392, item 07, dos casamentos de Muzambinho aonde na página 92V consta: "No ano de 1871 no dia 15 de julho nesta freguesia de São José .... com impedimento de 2.o grau de consanguinindade igual da linha lateral ... JOSÉ VENANCIO MAFRA e UBALDINA CANDIDA DE SÃO JOSÉ esta desta aplicação e filha legítima dos finados ANTONIO CAETANO DE MENDONÇA e de ELEONORA CAROLINA DA SILVA e aquele freguez de São Sebastião do Paraíso, filho legítimo do finado DOMINGOS FRANCISCO MAFRA e UBALDINA CANDIDA DE SÃO JOSÉ .... testemunhas FRANCISCO PEREIRA DO NASCIMENTO, Sr. ANTONIO CHERUBINO DE REZENDE DA S.a, D. MARIA THEODORA DA LUS e S.A e D.a MARIANNA BALBINA GOMES ..."

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Descendência conforme consta no livro "São Sebastião do Paraíso - As Famílias" de Luiz Ferreira, edição 1986, folhas 237 e 238.
- Casal radicado na região de São Tomás de Aquino.


853. CÂNDIDA BALBINA DE SÃO JOSÉ

NASCIMENTO :
- Cândida Balbina consta como filha de Antônio Caetano Villas Boas durante o censo de Nepomuceno em 1831 com 12 anos, solteira, fiadeira.

FALECIMENTO :
- Obtido consultando o site da CHF


ANTÔNIO PEREIRA DE CASTRO

NASCIMENTO :
- Antônio Pereira de Castro era filho de mãe solteira (Cândida Carolina de Oliveira). Sua ascendância consta no VOL 11 do CD "Genealogia Paulistana", reedição de Marta Amato, o qual recomendamos consultar. Foi criado pelo Licenciado Francisco Pereia de Araújo e Ana Francisca de Castro. Teve por irmãos de criação, que encontramos, Mariana, batizada em Nepomuceno, com assento em Lavras a 07/JAN/1829 e Manoel batizado em Nepomuceno com assento em Lavras a 1.o/JAN/1830. Não sabemos o fim que levou esses irmãos de criação apenas que somente Antonio foi o único herdeiro de Ana Francisca.

BATISMO de ANTÔNIO:
- Obtido consultando o site da CHF. Não encontramos esse assento nos livros de Nepomuceno ou Lavras.

BATISMO de MARIANA:
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas no dia 30/NOV/2006 no microfilme 1285052, item 04, dos batismos de Lavras, onde à folha 108, consta: "Aos 07/JAN/1829 na Capela de São João Nepomuceno, filial desta Matriz o Reverendo MANOEL DE SOUZA FURTADO de licença batizou solenemente e pôs os santos óleos a MARIANNA branca, exposta em casa do Licenciado FRANCISCO PEREIRA DE ARAUJO. Foram padrinhos ANTONIO PEREIRA DE CASTRO e D. ANNA FRANCISCA DE CASTRO ..."

BATISMO de MANOEL :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas no dia 30/NOV/2006 no microfilme 1285052, item 04, dos batismos de Lavras, onde à folha 107, consta: "No 1.o/JAN/1830 na Capela de São João Nepomuceno, filial desta Matriz o Reverendo MANOEL DE SOUZA FURTADO de licença minha batizou solenemente e pôs os santos óleos a MANOEL, exposto em casa do Licenciado FRANCISCO PEREIRA DE ARAUJO. Foram padrinhos o mesmo ARAUJO e sua mulher D. ANNA FRANCISCA DE CASTRO ..."

CASAMENTOS :
- 1.o Casamento de Antônio Pereira de Castro (com MARIANA CÂNDIDA BALBINA) : Ocorreu antes de 31/OUT/1837 pois nesta data ele e sua 1a. esposa, Mariana Cândida Balbina foram padrinhos de batismo, em Nepomuceno, de JOSÉ, filho de VICENTE FERREIRA MARTINS e de FRANCISCA ROMANA VILLAS BOAS.

- 2.o Casamento de Antônio Pereira de Castro (com CÂNDIDA BALBINA DE SÃO JOSÉ) : Pesquisa realizada por Luis Antonio Villas Bôas em 24/SET/2002 no microfilme da CHF 1284944, dos casamentos de Nepomuceno, item 01, onde na folha S/N consta: "Aos 02/MAR/1840 às 3 horas da tarde, na capela de S. J. Nepomuceno, casaram-se ANTONIO PEREIRA DE CASTRO, viúvo da finada MARIA CÂNDIDA BALBINA, ele com 27 anos, e CÂNDIDA BALBINA DE SÃO JOSÉ, costureira, com 19 anos, filha legítima do Capitão ANTÔNIO CAETANO VILLAS BÔAS de D. MARIA LUIZA DE SÃO JOSÉ. Assinaram: MANOEL CAETANO VILLAS BÔAS e ANTÔNIO CAETANO DE MENDONÇA."

- 3.o Casamento de Antônio Pereira de Castro (com MARIANA FELISBINA DE JESUS) : Está registrado no livro 2, folha 12 da paróquia de Casa Branca e arquivado no diocese de São João da Boa Vista : "Aos vinte e dois de Fevereiro de mil oitocentos e cinquenta e quatro, nesta Vila de Casa Branca, por provisão do Revdo. Vigário da Vara da Comarca Jeremias José Nogueira pela qual houve por habilitados e sem impedimento algum e nem me constar que houve precedendo o Sacramento da penitencia, em minha presença e das testemunhas abaixo assinadas, receberam em Matrimonio na forma da Santa Igreja, em face dela ANTONIO PEREIRA DE CASTRO viúvo por óbito de CANDIDA BALBINA DE SÃO JOSÉ, morador na freguesia de São Simão, com MARIANA FILISBINA DE JESUS, natural e batizada em São João Nepomuceno, do Bispado de Mariana e moradora nesta paroquia, filha legítima de JOÃO CAETANO DE LIMA e Dona CECÍLIA de, digo ROSA DE JESUS já falecida e moradora desta paroquia. Foram testemunhas : Ten. VICENTE FERREIRA DE SILLOS PEREIRA e JOSÉ VENÂNCIO VILLAS BÔAS. Para constar fiz este termo que assino. O vigário José Luis de Brito." OBS: O Ten. Vicente Ferreira de Sillos Pereira foi o Barão de Mogi-Guaçú.

FALECIMENTO :
- O óbito de Antônio está registrado no livro C-3, folha 127 e 127V, No. 377 do cartório de Casa Branca. Neste registro informa que faleceu em 6/MAIO/1894 as 19:30 horas, com 80 anos de idade, era natural de Lavras do Funil, MG, era casado 3 vezes e que deixou 11 filhos, sendo que 7 do 3o. matrimônio.
- Está sepultado em um grande túmulo no cemitério de Casa Branca, em visita efetuada em JAN/2005 por Luis Antonio Villas Bôas no referido cemitério, consta que tinha 82 anos na data do falecimento.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Antônio Pereira de Castro morou em Lavras, Nepomuceno (MG), São Simão e Casa Branca (SP).
- Antônio Pereira de Castro e José Joaquim Villas Bôas Rodrigues, participaram da primeira Câmara Municipal de São Simão instalada em 13/NOV/1867.
- Foto da assinatura de Antonio Pereira de Castro obtida no inventário de Ana Francisca de Castro junto as assinaturas de José Soares da Costa e João Coelho de Melo.


1926. Ten. Cel. JOSÉ CAETANO DE CASTRO

NASCIMENTO e FALECIMENTO :
- Obtido em visita efetuada em JAN/2005 por Luis Antonio Villas Bôas no cemitério de Casa Branca. Na lápide consta que José Caetano de Castro nasceu em 21/ABR/1842.

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas em 24/SET/2002 no filme 1284942 da CHF referente aos batismos de Nepomuceno, onde no item 1, consta : "Aos 07/JUN/1843 batizei o inocente JOSÉ, nascido a 21/ABR/1843, filho de legítimo de ANTONIO PEREIRA DE CASTRO e CÂNDIDA BALBINA DE SÃO JOSÉ. Foram padrinhos: FRANCISCO DE ASSIS VILLAS BÔAS e MARIA LUIZA DE SÃO JOSÉ".


MARIA DO CARMO SILLOS LIMA

NASCIMENTO e FALECIMENTO :
- Obtido em visita efetuada em JAN/2005 por Luis Antonio Villas Bôas no cemitério de Casa Branca.


1927. FRANCISCA CÂNDIDA DE SÃO JOSÉ (ou Francisca Cândida de Lima)

NASCIMENTO e FALECIMENTO :
- Obtido em visita efetuada em JAN/2005 por Luis Antonio Villas Bôas no cemitério de Casa Branca.

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas em 24/SET/2002 no filme 1284942 da CHF, item 01, dos batismos de Nepomuceno onde consta o Batizado em 27/FEV/1845 de FRANCISCA, nascida em 22/SET/1844, filha de ANTONIO PEREIRA DE CASTRO e CÂNDIDA BALBINA DE SÃO JOSÉ. Foi batizada com (ilegível) idade por MARIA LUIZA DE SÃO JOSÉ assistiram o batismo condicional ANTÔNIO CAETANO DE MENDONÇA e LUIZA FLAUZINA DE SÃO JOSÉ.


JOÃO CAETANO DE LIMA (Júnior)

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas no dia 21/SET/2006 no microfilme 1285052, item 04, dos batismos de Lavras , referente a Nepomuceno, onde à folha 219 : "Aos 21/AGO/1836 o Rev. JOÃO THOMAS DE SOUZA de licença batizou solenemente e pôs os santos óleos ao inocente JOÃO filho legítimo de JOÃO CAETANO DE LIMA e CECILIA ROSA DE JESUS. Padrinhos JOSÉ VENANCIO VILLAS BOAS e sua mulher MARIA BALBINA MONTEIRA ..."

NASCIMENTO e FALECIMENTO :
- Obtido em visita efetuada em JAN/2005 por Luis Antonio Villas Bôas no cemitério de Casa Branca.

CASAMENTO :
- Registro do casamento de JOÃO CAETANO e FRANCISCA , no livro 2, folha 51 da paróquia de Casa Branca e arquivado na Cúria de São João da Boa Vista - SP : "Aos vinte e cinco dias do mês de fevereiro de mil oitocentos e sessenta, nesta Villa de Casa Branca, por Provisão do Revmo. Vigário da Vara Jeremias José Nogueira, que os houve por habilitados em presença do Revmo. Luis José de Brito, munido da competente licença, e das testemunhas abaixo assinadas, se receberam em matrimônio na forma e à face da Santa Igreja JOÃO CAETANO DE LIMA - JUNIOR, filho legítimo de JOÃO CAETANO DE LIMA e de CECÍLIA ROSA DE JESUS, e FRANCISCA CANDIDA DE SÃO JOSÉ, filha legítima de ANTONIO PEREIRA DE CASTRO e de CANDIDA BALBINA DE SÃO JOSÉ, aquele fregues desta Paróquia e esta de São Simão e ambos naturais de São João Nepomuceno. Foram testemunhas o Ten. Cel. JERONIMO JOSÉ DE CARVALHO e o Capitão JOSÉ CAETANO DE LIMA e no mesmo ato receberam as bençãos nupciais, e para constar faço este têrmo. O Vigário Angelo Alves d'Assumpção."


1928. MARIA CÂNDIDA DE SÃO JOSÉ (ou Maria Martins Pereira ou Maria Cândida de Castro ou Maria Cândida de Jesus)

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Pesquisa de Horácio Garcia no cartório de Serra Azul : "Escriptura de doação que faz D. MARIA CANDIDA DE CASTRO a ANTONIO FULGENCIO DE CASTRO, FABRICIO ALVES PEREIRA, ANANIAS FULGENCIO DE CASTRO, etc. Saibam quantos virem este publico instrumento de escriptura de doação que no anno de nascimento de Nosso Senhor Jesus Christo de mil novecentos e doze aos cinco dias do mez de dezembro do dito anno, neste districto de Serra Azul, Comarca de São Simão, Estado de São Paulo, na casa de rezidencia do Sr. FIRMINO VENANCIO MARTINS, onde fui vindo, ahi presentes, parte entre si justas e contractadas de um lado como outorgante doadora D. MARIA CANDIDA DE CASTRO, fazendeira, rezidente neste districto, sendo neste acto assistida por seu marido FIRMINO VENANCIO MARTINS, fazendeiro, rezidente neste districto, e doutro lado como outorgados donatários ANTONIO FULGENCIO DE CASTRO, lavrador, FABRICIO ALVES PEREIRA, lavrador, e ANANIAS FULGENCIO DE CASTRO, lavrador, todos rezidentes no município de Santa Rosa, reconhecidos pelos próprios de que tracto de mim tabelliaes e das testemunhas adiante nomeadas e dou fé, e, perante as mesmas testemunhas, pela outorgante e seu marido assistente me foi dito que sendo senhores e legítimo possuidor de uma parte de terras em commum na fazenda São Pedro, no município de Santa Rosa. A fazenda de São Pedro divide com as fazendas Bom Sucesso, Vargem, Boa Vista e com quem de direito e fazenda São João e que houveram por herança de seu pae e sogro no inventario a que se procedeu no Juízo de Direito do município de Casa Branca, de um documento que é devedor ANTONIO FULGENCIO DE CASTRO, e de um conto de reis que lhe é devedor ANANIAS FULGENCIO DE CASTRO e como possue ditas terras e dividas livres e desembaraçadas de qualquer ônus ou hyppottecas legaes, acha-se contractados com os outorgados donatários, para, de sua livre e expontanea vontade aos outorgados doá-las entre-vivos, a saber. A ANTONIO FULGENCIO, digo inter-vivos, quantia essa que será descontada e é dado como adiantamento de suas legitimas materna, a saber... Doa a ANTONIO FULGENCIO DE CASTRO a sua divida no valor de Seis Contos e duzentos mil reis, a FABRICIO ALVES PEREIRA, metade da dita parte de terras já descriptas no valor de Cinco Contos oitocentos e trinta e trez mil trezentos e trinta e trez reis, a ANANIAS FULGENCIO DE CASTRO, outra metade da parte de terras no valor de Cinco Contos oitocentos e trinta e trez mil trezentos e trinta e trez reis e a sua divida no valor de Um Conto de Reis, perfazendo o total de Seis Contos oitocentos e trinta e trez mil trezentos e trinta e trez reis. (A parte de terras houveram de ANTONIO PEREIRA DE CASTRO), commo effectivamente doado tem, por bem desta escriptura, e na melhor forma de direito. Declararam mais os outorgante e seu marido assistente que também doaram mais a seus filhos... FRANCISCA LEOPOLDINA DE PAIVA, Trez Contos de Reis em moeda corrente do pais, a JOSE MARTINS DE CASTRO, Trez Contos de Reis, na mesma espécie, a PAULO VENANCIO MARTINS , Trez Contos de Reis, em igual espécie, a PEDRO MARTINS DE CASTRO, Trez Contos de Reis , em igual espécie, e finalmente a LUIZ MARTINS DE CASTRO, Trez Contos de Reis em igual espécie. Transmittindo desde já nas pessoas dos outorgados donatários ate pela clausula constituinte, todo o seu domínio, posse e direito e acção que tinha nas ditas coisas doadas, para que os outorgados as possua sem rezerva alguma como sua que é e fica sendo. Então pelos outorgados donatários me foi dito, perante as mesmas testemunhas, que na verdade acha-se contractada com a outorgante sobre a mencionada doação entre vivos a elles feita e que aceitam a prezente escriptura em seus termos por achá-la conforme. Pelos outorgados FABRICIO ALVES PEREIRA e ANANIAS FULGENCIO DE CASTRO me foi prezente o talão do teor seguinte... No. 59 Estado de São Paulo. Exercício de 1912. Imposto de transmissão e doações inter-vivos por adiantamento... As folhas do livro caixa debitado o collector IZIDORO MONTEIRO DE BARROS pela quantia de Sessenta e quatro mil Cento e sessenta e seis reis ... sobre 11.666.666 por quanto FABRICIO ALVES PEREIRA e ANANIAS FULGENCIO DE CASTRO recebem por adiantamento da herança de sua mãe Da. MARIA CANDIDA DE CASTRO, terras na fazenda São Pedro deste município Collectoria de Rendas do Estado de São Paulo em Santa Rosa, 23 de Novembro de 1912. O collector IZIDORO MONTEIRO DE BARROS. O Escrivão A. PINHEIRO. Era o que se continha em dito talão que fica archivado. E como assim o disseram e me pediram que lhes lavrasse essa escriptura que lido as partes e testemunhas ANGELO GALANTE e PEDRO MARTINS DE CASTRO, digo GULANTE e SALVADOR PULGINI(?), acceitaram outorgaram e assignaram fazendo a rogo da outorgante que não sabe ler nem escrever JUVENAL(?) JOAQUIM DE SOUZA e as testemunhas e dou fé. Eu Jordão Gonçalves Saracura tabelliao a escrevi e acceita pelos auzentes e dou fé... assigno (assinam o documento, observação minha... ANTONIO FULGENCIO DE CASTRO, FABRICIO ALVES PEREIRA, ANANIAS FULGENCIO DE CASTRO, PEDRO MARTINS DE CASTRO, LUIZ MARTINS DE CASTRO, SALVADOR PULGINI(?), ANGELO GALANTE, JORDAO GONCALVES SARACURA,...(?)NAL JOAQUIM DE SOUZA e FIRMINO VENANCIO MARTINS)."


FIRMINO VENÂNCIO MARTINS

FALECIMENTO:
- LAVB, 23/JUN/2015, Óbitos 1913, Abr-1921, Fev - Imagem N.o 46.


1929. MARIANA PEREIRA DE CASTRO (ou Mariana Cândida de Jesus ou Mariana Cândida Balbina ou Mariana Cândida de São José)

FALECIMENTO :
- MARIANA já era falecida por ocasião do casamento de seu filho JOAQUIM PEREIRA VILLAS BÔAS em 21/FEV/1903.


JOÃO INÁCIO VILLAS BÔAS

NASCIMENTO :
- O local de nascimento é suposição pois sua irmã mais velha (Mariana) e a mais nova (Cândida) nasceram em Nepomuceno.

FALECIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas no dia 15/MAIO/2003, no microfilme 1444067 dos registros de Óbitos do Cartório de Santa Rosa de Viterbo, item 6 onde à página 14V, termo 1778 consta registrado em 31/MAIO/1909 o falecimento de JOÃO IGNACIO VILLAS BÔAS, ocorrido em 30/MAIO/1909 às 9 horas da noite na Fazenda Bom Sucesso, com 70 anos de idade, viúvo de MARIA PEREIRA, lavrador, natural de MG, residente neste distrito, filho de JOAQUIM INÁCIO VILLAS BÔAS e de sua mulher D. MARIA ROSA VILLAS BÔAS, ambos já falecidos. Foi declarante ANTONIO PEREIRA DE CASTRO. OBS: O declarante (Antônio Pereira de Castro) não é o que foi casado com Maria Felisbina de Jesus, pois este faleceu em 1894.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
- João Inácio Villas Bôas vivia em Casa Branca em 1867 conforme consta em um batizado em São Simão, onde foi padrinho.


1930. ANTÔNINO

BATISMO :
- 1.a Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas realizada em 30/AGO/2003 no microfilme da CHF 1253678 dos batismos da paróquia de São Simão referente aos anos 1845 a 1852, item 5 que é cópia dos registros de outros livros, onde a folha 28V consta : "Aos 16/OUT/1850 batizei solenemente a ANTONIO, filho legítimo de ANTONIO PEREIRA DE CASTRO e de CÂNDIDA BALBINA DE SÃO JOSÉ. Foram padrinhos MANOEL FRANCISCO MAFRA e D. UBALDINA CÂNDIDA MONTEIRO."

- 2.a Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas realizada em 25/SET/2003 no microfilme da CHF 1253679 dos batismos da paróquia de São Simão referente aos anos 1850 a 1863, item 4 que é cópia dos registros de outros livros, onde a folha 4 consta: "Aos 16/OUT/1850 batizei solenemente a ANTONINO, nascido a 1.o/AGO próximo, filho legítimo de ANTONIO PEREIRA DE CASTRO e de CÂNDIDA BALBINA DE SÃO JOSÉ. Foram padrinhos MANOEL FRANCISCO MAFRA e D. UBALDINA CÂNDIDA MONTEIRO."

- 3.a Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas realizada em 25/OUT/2003 no microfilme da CHF 1253679, item 01, referente aos batismos da paróquia de São Simão, relativos aos anos 1845 a 1863, que é cópia realizada em 1899 de outros livros de batismos, com alguns dados copiados errados ou não copiados dos originais, onde a folha 60V, consta cópia do assento original, que não encontramos, porém sem a dada de nascimento e com o nome de ANTONIO.


854. UBALDINA CÂNDIDA DE SÃO JOSÉ

BATISMO :
- Pesquisa de Luís Antônio Villas Bôas realizada em 14/ABR/2005 no microfilme da CHF 1285464, item 4, referente aos livros de batismos de Lavras, folha 35V consta : "Aos 04/SET/1825 na Capela de São João Nepomuceno o Padre JOÃO THOMAS DE SOUZA, batizou e pôs os santos óleos à UBALDINA, inocente nascida a 26/AGO do mesmo ano, filha legítima do Capitão ANTONIO CAETANO VILLAS BOAS e D. MARIA LUIZA DE SAM JOSÉ. Foram padrinhos JOSÉ VENANCIO VILLAS BOAS e JOAQUIM IGNACIO VILLAS BOAS, todos desta freguesia, por não achar lançado este assento em tempo depois de informado, pelo mesmo sacerdote batizante o lancei aqui para constar. 12/JUL/1846, Vigário MANOEL DE SOIZA LIMA.'

NASCIMENTO :
- Ubaldina consta como filha de Antônio Caetano Villas Boas durante o censo de Nepomuceno em 1831 com 7 anos, fiadeira.


1931. FRANCISCO

FALECIMENTO:
- LAVB, 20/SET/2018, Óbitos 1842, Set-1872, Maio , imagem N.o 32. Tinha 3 anos no falecimento.


1932. MARIA MAFRA

BATISMO :
- Obtido no site da CHF.


1933. JOSÉ VENÂNCIO MAFRA

CASAMENTO:
- Pesquisa realizada por Luis Antonio Villas Bôas em 15/MAIO/2007 no microfilme 1285392, item 07, dos casamentos de Muzambinho aonde na página 92V consta: "No ano de 1871 no dia 15 de julho nesta freguesia de São José .... com impedimento de 2.o grau de consanguinindade igual da linha lateral ... JOSÉ VENANCIO MAFRA e UBALDINA CANDIDA DE SÃO JOSÉ esta desta aplicação e filha legítima dos finados ANTONIO CAETANO DE MENDONÇA e de ELEONORA CAROLINA DA SILVA e aquele freguez de São Sebastião do Paraíso, filho legítimo do finado DOMINGOS FRANCISCO MAFRA e UBALDINA CANDIDA DE SÃO JOSÉ .... testemunhas FRANCISCO PEREIRA DO NASCIMENTO, Sr. ANTONIO CHERUBINO DE REZENDE DA S.a, D. MARIA THEODORA DA LUS e S.A e D.a MARIANNA BALBINA GOMES ..."

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Descendência conforme consta no livro "São Sebastião do Paraíso - As Famílias" de Luiz Ferreira, edição 1986, folhas 237 e 238.
- Casal radicado na região de São Tomás de Aquino.


UBALDINA CÂNDIDA DE SÃO JOSÉ (Sobrinha)

BATISMO:
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 08/MAIO/2007 no microfilme da CHF 1285461, item 02, referentes aos registros de batismos da igreja de Carrancas, onde à folha 395V, consta: "Aos 22/AGO/1858 batizei e pus os santos óleos a ANTONIO filho legítimo digo UBALDINA filha legítima de ANTONIO CAETANO DE MENDONÇA sua mulher LEONOR CAROLINA DA SILVA. Foram padrinhos JOSE FERR.a DOS REIS e sua mulher LUISA UBALDINA DE SÃO JOSÉ ...."

CASAMENTO:
- Ubaldina casou-se com 13 anos de idade com seu primo de 1.o grau.


855. MARIA TEODORA DE SÃO JOSÉ (ou Villas Bôas)

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Eram moradores na Freguesia de Nossa Senhora do Carmo da Escaramuça, Termo da Campanha, (atual Paraguaçú) conforme o inventário de seu irmão Manoel Caetano Villas Bôas em 1841 que consta transcrito no site http://www.genealogia.villasboas.nom.br
- Não consta no censo de 1831 de Nepomuceno pois provavelmente já estava casada e morando em outro local.
- Maria Teodora foi madrinha de batismo em Nepomuceno na data de 25/ABR/1841 de FRANCISCA, filha de SEBASTIÃO JOSÉ DE LIMA e ANA LUISA DE JESUS.


VICENTE FERREIRA DA COSTA (Filho)

CASAMENTO :
- O casal VICENTE FERREIRA DA COSTA e MARIA TEODORA VILLAS BÔAS são citados no testamento de MANOEL CAETANO VILLAS BÔAS, cunhado de VICENTE. O Inventário de MANOEL está publicado no site http://www.genealogia.villasboas.nom.br

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Lista datada de 9 de Dezembro de 1831 de cidadãos do Curato de S. J. Nepomuceno, designados pelo Conselho de qualificação que formam a Lista dos Guardas Nacionais do serviço ordinário: Vicente Ferreira da Costa, No. 13 da referida lista, idade 38 anos, casado, morador em Contendas, Lavrador. (Contendas, atual Águas de Contendas no município de Conceição do Rio Verde).
- Censo em Nepomuceno em 1831que consta no site do "Projeto Compartilhar"
VICENTE FERREIRA DA COSTA chefe do fogo branco 38 casado agricultor
MARIA THEODORA cônjuge branco 32 casado costureira
JOSE dependente branco 5
JOAQUIM dependente branco 3
ANTONIO dependente branco 2
10 escravos


1935. JOAQUIM

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas no dia 05/SET/2006 no microfilme 1285052, item 04, dos batismos de Lavras, onde à folha 109V consta: "Aos 20/MAR/1829 na Capela de São João Nepomuceno, filial desta Matriz o reverendo MANOEL DE SOUZA FURTADO de licença minha batisou e pos os santos óleos a JOAQUIM filho legítimo de VICENTE FERREIRA DA COSTA e de MARIA THEODORA VILLAS BOAS. Foram padrinhos MANOEL THOMAS DE CARVALHO e ANTONIA FLAUZINA DE JESUS ..."


858. ANA EUFRÁSIA DA ENCARNAÇÃO

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Ver "As Tres Ilhoas" 2.o Volume, primeira parte, pág 27 5-1


MAXIMIANO VENÂNCIO DE CARVALHO

BATISMO:
- LAVB, 17/ABR/2007, microfilme 1285461, item 02. pág 34V.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Ver "As Tres Ilhoas" 2.o Volume, primeira parte, pág 29 5-4


859. MARIA CÂNDIDA DE SANTA BÁRBARA

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Ver "Descendentes de Amador Bueno", AGB VOL VI, 1944, Ary Florenzano, pág 92, 7oN-337 e pág 95, 8oN-109


1938. BÁRBARA MARIA DE JESUS

NASCIMENTO :
- Em "Descendentes de Amador Bueno", AGB VOL VI, 1944, Ary Florenzano, pág 92 7oN-337 é informado que Bárbara nasceu em 01/MAIO/1843 o que nos parece errado.


NARCISO TAVARES COIMBRA

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Ver "Descendentes de Amador Bueno", AGB VOL VI, 1944, Ary Florenzano, pág 92 7oN-337


1939. DIOGO TAVARES COIMBRA

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Ver "Descendentes de Amador Bueno", AGB VOL VI, 1944, Ary Florenzano, pág 95, 8oN-109.


JOAQUIM ALVES RIBEIRO

CASAMENTO:
- LAVB, 30/JUN/2017, Carrancas, Matrimônios 1815, Fev-1888, Set , imagem N.o 84 e 85.

OUTRAS INFORMAÇÕES:
- Ver "Genealogia Mineira : Taveiras", AGB VOL VIII, 1946, Ary Florenzano, pág 162, item TN2


1941. FRANCISCO DE ASSIS PAES (Filho)

CASAMENTO:
- LAVB, 30/JUN/2017, Carrancas, Matrimônios 1815, Fev-1888, Set , imagem N.o 81. Foram dispençados de consanguinidade sem informar qual.


ANTÔNIO CAETANO DE MENDONÇA (ou Villas Bôas)

BATISMO :
- Pesquisa de Luís Antônio Villas Bôas realizada em 14/ABR/2005 no microfilme da CHF 1285464, item 4, referente aos livros de batismos de Lavras, folha 16, consta : "No ano de 1816 na Capela de São João Nepomuceno com licença o Padre VERISSIMO JOSÉ PEREIRA batizou o inocente ANTONIO, filho legítimo de ANTONIO CAETANO VILLAS BOAS e D. MARIA LUISA DE SÃO JOSÉ. Foi padrinho JOSÉ DIAS (??)RIA (ilegível) assento informado dele o lancei."
- LAVB, 19/DEZ/2017, Lavras Batismos 1804, Abr-1881, Abr, imagem N.o 18.

NASCIMENTO :
- Antônio Caetano consta como filho de Antônio Caetano Villas Boas durante o censo de Nepomuceno em 1831 com 19 anos, lavrador, solteiro.

CASAMENTO:
- Procuramos pelo casamento de ANTONIO CAETANO e LEONOR nos assentos do microfilme 1288562, referente aos casamentos de Carrancas e nada encontramos. Suspeitamos que o assento esteja nos livros de casamentos de Lavras ou Nepomuceno.
- Já eram casados em 26/SET/1841 pois encontrei o casal sendo padrinhos ( Pesquisa de LAVB em 05/JUN/2007, microfilme 1286451, item 2, pag. 250V)