Descendants of Cap. Mór TOMÉ RODRIGUES NOGUEIRA DO Ó

Notes


1403. VENERANDO RIBEIRO DA SILVA (Filho)

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Conforme e-mail recebido de Luiz Henrique Ribeiro :
O mais velho de tres irmãos , quando solteiro a serviço de seu pai foram os primeiros a cultivar café na região da atual Mogiana, carregava café em lombo de mulas atraves de trilhas a caminho do porto de Santos , eram dezenas de animais que em fila voltava carregado de sal , farinha e ferramentas. Casando-se mudou da Faz. da Prata (Mococa), para a faz. Rio Claro (900 alq. São José do Rio Pardo),ambas de propiedade de seu pai Venerando Ribeiro da Silva , Venerandinho , como era conhecido foi herdeiro dessa propriedade, que a partir de 1910 com o ramal ferreo passou a ser conhecida como Venerando, que compunha de armazem, correio ,farmacia e estação ferroviaria Deixou dois filhos e quatro filhas legitimos nascidos na Faz. Rio Claro: 1- OLIMPIO CUSTODIO DIAS 2- JOAQUIM CUSTODIO DIAS 3- MESSIAS CÂNDIDO RIBEIRO 4- MARIANA CANDIDO RIBEIRO 5- EMERENCIANA CANDIDO RIBEIRO 6- GABRIELA CANDIDO RIBEIRO, ésta casada com ONOFRE RIBEIRO DA SILVA , e herdeira das terras ao redor da séde(150 alq. ) Nata-se que os filhos tem sobrenome DIAS e as filhas RIBEIRO, isto se dá segundo depoimento de um bisneto (José Olimpio Dias Filho ) a divergencia destes com uma suposta familia que seu pai mantinha em Mococa , a qual deixou terras neste municipio como herança Não se sabe o porque , passou os ultimos anos de sua vida morando na mata da faz. Rio Claro e o unico com quem permitia ter contacto era seu filho Olimpio. Atualmente a região chama-se BAIRRO DO VENERANDO, e é composta de inumeras pequenas e medias propiedades herdadas ou vendidas por seus descendentes.


ONOFRE CÂNDIDO RIBEIRO (ou Onofre Ribeiro da Silva)

BATISMO :
- Pesquisa em Machado, de Luiz Henrique no micro-filme 1285447-item 2 ( batismos 1818-1878), folha 190 : "No dia 12 de fevereiro de 1866 batizei um inocente de 49 dias filho de Hermogenes Ribeiro da Silva e Mariana Custodia da Silva e lhe pus o nome de Onofre. Padrinhos Jose Paulino da Costa e....(ilegível) ..."


1412. OVÍDIA CÂNDIDA NOGUEIRA (Ovídia Nogueira Villas Bôas)

NASCIMENTO e FALECIMENTO :
- Obtido por visita à sepultura. Informação fornecida por Marco Antônio Villas Bôas e seu pai Sebastião de Castro Villas Bôas.
- No assento de seu filho Pedro, informa que Ovídia nasceu em Três Corações (MG) mas no seu assento de óbito informa que nasceu em São José do Rio Pardo (SP).

FALECIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 08/JUN/2004 no microfilme da CHF 1444070, item 12, referentes aos registros de óbitos do cartório de Tambaú, onde à folha 73 e 73V, termo 87, consta : "Aos 28/AGO/1918 .... compareceu JOSÉ AFFONSO DOS SANTOS, .... que ontem às 5 horas da tarde nesta cidade, vitimado por um malignoma da região epigastro faleceu D. OVIDIA NOGUEIRA VILLAS BOAS, branca, natural de São José do Rio Pardo, com 52 anos, lavradora, residente nesta cidade, casada com FRANCISCO VENANCIO VILLAS BOAS ...."
- Sepultada na mesma sepultura que seu marido Francisco.


FRANCISCO VENÂNCIO VILLAS BÔAS

NASCIMENTO e FALECIMENTO :
- Obtido por visita à sepultura, não constava a data de falecimento, somente nascimento. Informação fornecida por Marco Antônio Villas Bôas e seu pai Sebastião de Castro Villas Bôas. Na lápide não consta a data de falecimento de Francisco, somente o nascimento.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Francisco é citado na obra "As Três Ilhoas", de José Guimarães, VOL. 2 - 1.a parte, pág 31, item 6-15.
- É citado no Almanak de 1917, página 5122 (665 do ano) e era agricultor em Tambaú (SP).


2834. JOSÉ BRÁS VILLAS BÔAS

NASCIMENTO :
- Conforme certidão emitida pelo cartório de Casa Branca em 09/SET/2003, a pedido de Luis Antônio Villas Bôas, onde no livro A-03, folhas 50, termo 54, consta o nascimento de JOSÉ, nascido no dia 13/FEV/1893, em hora ignorada, sexo masculino, nascido em Casa Branca, filho de FRANCISCO VENANCIO VILLAS BÔAS e de OVIDIA NOGUEIRA VILLAS BÔAS. São avós paternos JOSÉ VENÂNCIO VILLAS BÔAS e de ANTONIA IGNACIA MEDEIROS, e avós maternos JOÃO THEODORO NOGUEIRA e MARIA CANDIDA NOGUEIRA. Foi declarante o próprio pai e com registro feito em 20/FEV/1893.

FALECIMENTO :
- Obtido em visita efetuada em JAN/2005 por Luis Antonio Villas Bôas no cemitério de Tambaú.
- Sepultado no mesmo túmulo que Isaura Ferreira Villas Bôas.
- Foi testemunha de casamento em Tambaú a 04/OUT/1913 onde constava que era solteiro, com 21 anos de idade.


IZAURA FERREIRA

NASCIMENTO e FALECIMENTO :
- Obtido em visita efetuada em JAN/2005 por Luis Antonio Villas Bôas no cemitério de Tambaú.
- Sepultada no mesmo túmulo que seu marido José Braz Villas Bôas.


2835. ROMÁRIO NOGUEIRA VILLAS BÔAS

NASCIMENTO :
- Conforme certidão emitida pelo cartório de Casa Branca em 09/SET/2003, a pedido de Luis Antônio Villas Bôas, onde no livro A-01, folhas 37V, termo 137, consta o nascimento de ROMÁRIO VILLAS BÔAS, nascido no dia 08/DEZ/1894, às 13 horas e 30 minutos, sexo masculino, nascido em Casa Branca, filho de FRANCISCO VENANCIO VILLAS BÔAS e de OVIDIA CANDIDA NOGUEIRA, casados em São José do Rio Pardo. São avós paternos JOSÉ VENÂNCIO VILLAS BÔAS e de ANTONIA IGNACIA VILLAS BÔAS, e avós maternos JOÃO THEODORO NOGUEIRA . Foi declarante o Coronel JOAQUIM FERREIRA DE CASTRO e com registro feito em 09/ABR/1929.

FALECIMENTO :
- Obtido em visita efetuada em JAN/2005 por Luis Antonio Villas Bôas no cemitério de Tambaú.
- Deixou viúva e filhos, conforme consta na lápide.


AURINO VILLELA DE ANDRADE

CASAMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 20/MAIO/2004 no microfilme da CHF 1444070, item 01, continuação do último item do microfilme da CHF 1444069, referentes aos registros de casamentos do cartório de Tambaú, onde à folha 170 e 170V, termo 10, consta : "Aos 06/FEV/1915 ... às 5 horas da tarde na fazenda de FRANCISCO VENANCIO VILLAS BOAS, pai da contraente .... receberam-se em matrimônio AURINO VILLELA DE ANDRADE e ERNESTINA NOGUEIRA VILLAS BOAS. Ele com 26 anos, solteiro, lavrador, natural e residente neste município, filho legítimo do Coronel JOSÉ VILLELA DE ANDRADE e D. ANNA VILLELA DE ANDRADE. Ela com 18 anos, solteira, de profissão doméstica, natural e residente neste município, filha legítima de FRANCISCO VENANCIO VILLAS BOAS e de D. OVIDIA NOGUEIRA VILLAS BOAS. Pelos contraentes foi declarados que são primos um do outro em 4.o grau. Foram testemunhas MANOEL CARLOS NOGUEIRA, com 45 anos, casado, natural desta comarca, residente em Campinas e JOSÉ VILLELA DE ANDRADE JÚNIOR, com 35 anos de idade, casado, lavrador, residente neste município.


2837. MARIA CÂNDIDA NOGUEIRA VILLAS BÔAS

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Por informações recebidas de Wanderley Carlos do Nascimento.


2838. PEDRO NOGUEIRA VILLAS BÔAS

NASCIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 04/MAIO/2004 no microfilme da CHF 1444068, item 03, referentes aos registros de nascimentos do cartório de Tambaú, onde à folha 141V e 142, termo 189, consta : "Aos 29/SET/1899 ..... compareceu LUIZ TEIXEIRA, natural de Angra dos Reis, estado do Rio de Janeiro, empregado no comércio .... declarou que no dia 17 do corrente mês e ano às 5 horas da tarde na Fazenda São José da Serra neste distrito, nasceu uma criança do sexo masculino, cor branca, que terá o nome de PEDRO, filho legítimo de FRANCISCO VENANCIO VILLAS BOAS, natural de Casa Branca, lavrador, residente neste distrito e D. OVIDIA CANDIDA NOGUEIRA natural de Tres Corações do Rio Verde do estado de Minas Gerais. São avós paternos JOSÉ VENANCIO VILLAS BOAS e ANTONIA INACIA DE MEDEIROS e maternos JOÃO THEODORO NOGUEIRA e MARIA CANDIDA NOGUEIRA ..."

FALECIMENTO :
- Consta na borda, junto ao assento de nascimento que PEDRO VILLAS BÔAS faleceu no dia 23/SET/1973 em Casa Branca, como declarado jo livro C-20, folhas 69, N.o 9292 do cartório de Casa Branca.


2839. AMASÍLIA NOGUEIRA VILLAS BÔAS

FALECIMENTO :
- Na borda do livro, junto ao assento de casamento consta que AMASILIA NOGUEIRA VILLAS BOAS faleceu no 1.o sub-distrito de Campinas no dia 20/AGO/1976 conforme consta no livro C-84, folhas 236V, termo 1055.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Por informações recebidas de Wanderley Carlos do Nascimento.


JOAQUIM MANOEL DE SIQUEIRA

CASAMENTO (Cartório):
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas realizada em 18/JAN/2005 no microfilme da CHF 1444069, item 12, referentes aos matrimônios do cartório de Tambaú, livro 5, onde às folhas 19V e 20, termo 57 consta : "Aos 24/OUT/1912 às 6 e meia da tarde, ..... na residência do pai da contraente .... receberam-se em matrimônio JOAQUIM MANOEL DE SIQUEIRA e AMASILIA NOGUEIRA VILLAS BOAS. Ele com 25 anos, solteiro, natural de Baependi, negociante, residente nesta cidade, filho legítimo de JOAQUIM GONÇALVES DE SIQUEIRA e de D.a RITA BARBARA DE MEIRELLES ambos residentes em Santa Rita do Passa Quatro. Ela com 21 anos, solteira, natural de São José do Rio Pardo, doméstica, residente neste município, filha legítima de FRANCISCO VENANCIO VILLAS BOAS e de D.a OVIDIA NOGUEIRA VILLAS BOAS ambos residentes neste município ..... testemunhas DOMINGOS VILLELA DE ANDRADE, com 54 anos, casado, natural desta comarca, lavrador e residente nesta comarca e BARNABE DA COSTA CORREIA, com 43 anos, casado, natural de Araraquara, negociante e residente em Santa Rita do Passa Quatro ..."

FALECIMENTO :
- Na borda do livro, junto ao assento de casamento consta que JOAQUIM MANOEL DE SIQUEIRA faleceu em Vinhedo no dia 13/JAN/1986 conforme consta no livro C-14, folhas 76V, termo 698.


2840. ZÉLIA NOGUEIRA VILLAS BÔAS

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Por informações recebidas de Wanderley Carlos do Nascimento.


2841. ELIZAURA NOGUEIRA VILLAS BÔAS

NASCIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 06/MAIO/2004 no microfilme da CHF 1444068, item 06, referentes aos registros de nascimentos do cartório de Tambaú, onde à folha 180 e 180V, termo 395, consta : "Aos 30/JUL/1903 ..... compareceu JOÃO DE CARVALHO .... declarou que no dia 17/JUN do corrente ano às 6 horas da manhã no sitio e casa de residência de FRANCISCO VENANCIO VILLAS BOAS, neste município, nasceu uma criança do sexo feminino, branca, que terá o nome de ELIZAURA, filha legítima de FRANCISCO VENANCIO VILLAS BOAS e de OVIDIA CANDIDA NOGUEIRA. São avós paternos JOSÉ VENANCIO VILLAS BOAS e ANTONIA IGNACIA DE MEDEIROS e maternos JOÃO THEODORO NOGUEIRA e MARIA CANDIDA NOGUEIRA ..."


1413. JOSÉ JORGE NOGUEIRA

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Residentes em São José do Rio Pardo em 1905.


PETRONILHA GONÇALVES

BATISMO:
- LAVB, 28/NOV/2019 , Livro 5 Batizados 1862-1869 Casa Branca (Rolo03.pdf a partir da página 1007), pagina n.o 1046/1627. Padrinhos: GABRIEL TOMAS DE ANDRADE e D. RITA JESUINA NOGUEIRA por procuração apresentada por ANA TERESA NOGUEIRA.


1417. JOÃO TEODORO NOGUEIRA (Filho)

FALECIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 05/JUN/2004 no microfilme da CHF 1444070, item 09, referentes aos registros de óbitos do cartório de Tambaú, onde à folha 39, termo 130, consta : "Aos 12/DEZ/1906 .... declarou que ontem às 6 e meia horas da manhã nesta vila, à Rua Capitão David, faleceu em domicílio, vitimado por uma tuberculose pulmonar, JOÃO THEODORO NOGUEIRA com 46 anos, branco, natural de Três Corações do Rio Verde, estado de Minas Gerais, lavrador, residente neste distrito, casado com D. ADELIA DE CARVALHO NOGUEIRA, filho de JOÃO THEODORO NOGUEIRA e de MARIA CANDIDA NOGUEIRA. Deixa filhos, não deixa testamento. Vai ser sepultado no cemitério desta vila ...."


2852. ISAURA

NASCIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 11/MAIO/2004 no microfilme da CHF 1444068, item 08, referentes aos registros de nascimentos do cartório de Tambaú, onde à folha 23 e 23V, termo 154, consta : "Aos 07/SET/1905 ..... compareceu JOÃO THEODORO NOGUEIRA, lavrador, residente nesta vila, natural de Três Corações do Rio Verde, estado de Minas Gerais .... declarou que no dia 31/AGO do corrente ano às 3 horas da madrugada em casa de sua residência nasceu uma criança do sexo feminino, branca, que terá o nome de ISAURA sua filha legítima e de sua mulher ADELINA DE CARVALHO NOGUEIRA esta também natural de Três Corações do Rio Verde. São avós paternos JOÃO THEODORO NOGUEIRA e MARIA CANDIDA NOGUEIRA e maternos ANTÔNIO JOSÉ GOMES DE CARVALHO e EMILIA HONORINA DA COSTA CARVALHO ...."

FALECIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 05/JUN/2004 no microfilme da CHF 1444070, item 08, referentes aos registros de óbitos do cartório de Tambaú, onde à folha 170, termo 124, consta : "Aos 26/NOV/1905 .... que ontem às 5 horas da tarde em casa de JOÃO THEODORO NOGUEIRA nesta vila, vitimada por gastro enterocolite faleceu a menina ISAURA, branca, com 3 meses de idade, natural desta vila, filha legítima do referido JOÃO THEODORO NOGUEIRA e de D. ADELINA CARVALHO NOGUEIRA ...."


2853. JOÃO

NASCIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 13/MAIO/2004 no microfilme da CHF 1444068, item 09, referentes aos registros de nascimentos do cartório de Tambaú, onde à folha 3V, termo 72, consta : "Aos 1.o/ABR/1907 ..... compareceu DIAULAS PARREIRA farmacêutico .... declarou que no dia 14/MAR do corrente ano, às 4 horas da manhã nesta vila em domicilio nasceu uma criança, branca, que terá o nome de JOÃO, filho legítimo de JOÃO THEODORO NOGUEIRA e de D. ALDEINA DE CARVALHO NOGUEIRA, ambos naturais de Três Corações do Rio Verde do estado de Minas Gerais. São avós paternos JOÃO THEODORO NOGUEIRA e MARIA CANDIDA NOGUEIRA e maternos ANTONIO JOSE GOMES DE CARVALHO e EMILIA HONORINA DA COSTA CARVALHO ..."


JOÃO MARCONDES

CASAMENTO (Cartório):
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas realizada em 12/DEZ/2004 no microfilme da CHF 1444069, item 11, referentes aos matrimônios do cartório de Tambaú, livro 4, onde às folhas 79, termo 15 consta : "Aos 14/ABR/1910 ..... receberam-se em matrimônio JOÃO MARCONDE FILHO e D. FANY DE CARVALHO NOGUEIRA, ele com 24 anos, solteiro, lavrador, residente neste distrito, natural de Jaguarí, do estado de Minas, filho legítimo do Tenente Coronel JOÃO MARCONDES DA SILVEIRA NORONHA e de D.a AMÉLIA MARCONDES NORONHA, aquele já falecido e esta residente neste distrito. Ela com 19 anos, solteira, professora municipal, natural de São José do Rio Pardo, filha legítima de JOÃO THEODORO NOGUEIRA e de D.a ADELINA DE CARVALHO NOGUEIRA, aquele já falecido e esta residente neste distrito. Testemunhas Coronel MANOEL DE OSUZA MEIRELLES com 38 anos, casado, natural de Minas Gerais, e o Capitão DIAULAS PARREIRA com 37 anos ..."