10. GONÇALO DOMINGUES VILLAS BÔAS
OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Ver "Nobiliário de Famílias de Portugal", Felgueira Gayo, VOL. 28, Título Villasboas, pág 240, $1, N8, erradamente o livro possui dois N7 e nenhum N8, foi encontrado pelo nome : "Foi senhor da Torre e q.ta de Ayró" e por isso foi chamado "o da Torre".
OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Segundo Felgueira Gayo, "dos Farias Paes de Santo António junto a Villa de Barcelos cuja nobreza he sabida de todos".
17. Pe VASCO GONÇALVES VILLAS BÔAS
OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Conforme Felgueira Gayo : "Muito vallido do Duque de Bragança, e seu criado, e Chantre na sua Cappella, e se recolheo por certo enfadamento à relegião morreo Reytor de Villar de Frades", como vem citado no Tratado Penagirico, de Frei Pedro de Poiares, a folhas 47. Foi senhor da velha casa manuelina chamada do Condestável, que ainda existe em Barcelos, na Rua de S. Francisco. A propósito desta casa escreve Bento Antas da Cruz : "Mas voltando às casas que o Condestável D. Nuno Alvares Pereira tinha em Barcelos pegado à cadeia e á vizinha nova as crónicas esclarecem: Que o Padre Vasco Gonçalves, natural de Barcelos e da nobre familia dos Vilas Boas, que foi creado do 1.o Duque de Bragança, D. Afonso, filho bastardo duel rei D. João I, chantre da sua capela, quando secular e morador nesta vila de Barcelos. Tendo certos desgostos com o mesmo duque, se recolheu ao convento de Vilar de Frades, de Cónegos Regulares de S. João Evangelista depois chamados Loios, onde tomou o hábito, doando a favor da ordem do convento todos os seus haveres entre os quais se contava a sua casa de Barcelos, chamada casa nova por ser de recente construção, nessa época. Este Padre gozou de muita fama na Ordem dos Lóios pela excelência de suas virtudes, especialmente na virtude da caridade e zelo da pobreza, obteve nuela algumas prelazias e acabou santamente sendo reitor da mesma casa de Vilar de Frades no ano de 1450".
NASCIMENTO :
- Pode ser o mesmo que Rui Gonçalves Villas Bôas, filho de Pedro Gonçalves Villas Bôas, portanto neto de Gonçalo Domingues Villas Bôas e não seu filho.
OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Foi Frade Loio ou Cónego Regrante de S. João Evangelista no Convento de Vilar de Frades, na freguesia de Areias de Vilar, Barcelos (onde a sua família tinha sepultura).