1420. CESÁRIO AUGUSTO DA GAMA
OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Descendência conforme POLIS 30 de João Paulo Ferreira de Assis, No. 41, JUN/2002, pág 22
1423. Ten. Cel. JOSÉ ALEXANDRINO VILLAS BÔAS COUTINHO
BATISMO:
- Livro 9, folhas 468 e 468V, filho legítimo. Padrinhos: JOSÉ PINTO DE MIRANDA e JOSEFA MARIA DE JESUS, todos moradores em São João del Rei.OUTRAS INFORMAÇÕES :
- A descendência do Ten. Cel. José Alexandrino Villas Bôas Coutinho aqui apresentada, foi obtida através de pesquisas na internet, por colaboração de Waldir Domingues de Araújo (Belo Horizonte), Ernesto Carrara Jr., Luis Fernando Hisse de Castro, nos sites :
http://cortes.tripod.com.br
http://www.selwa.uaivip.com.br
http://www.arquivohistorico-mg.com.br/cepesle/angustura/indice.html
e outras colaborações.
Recomendamos consultar os referidos sites na internet.Anotações do Astolfo de Araújo Côrtes:
Para ser major do Exercito, deve ter (nascido) estudado no Rio de Janeiro, pois penso que naqueles idos não havia Regiões Militares em Minas; não sei todavia e confundi quando escrevi que era Português, sabendo ser Brasileiro.
Envio junto a copia (transcrição) das anotações originais com sua própria letra tiradas da pequena caderneta que a família tem guardado (hoje esta desaparecida) aqui para que tirem uma melhor conclusão, sendo que fala em sua May (mãe) no Rio de Janeiro. Mas casou-se no Recife, como poderá ser visto com Lourença(qual o sobrenome).
Todos nós os chamamos de Vovô Alexandrino, e Vovó Lourença, os retratos dos dois feitos a óleo, em tamanho grande estão ai no Rio em casa de parente (que é viuva de nosso primo Dr. Djalma Côrtes, e que é irmã do Brigadeiro Borges sendo que o Globo já trouxe seus nomes dos povoadores do Rio de Janeiro).(Brigadeiro Ivo Borges e Helena Borges). Além desses dois retratos que o falecido Dr. Djalma Côrtes (seu bisneto) levou de Minas para ai ainda tem outros dois retratos (de nossos Avós), sua filha Inácia Alexandrina Villas Boas Côrtes com Lourença e seu genro Manoel Gonçalves de Figueiredo Côrtes, já também falecidos há muitos anos. Estão todos enterrados em Angustura, MG, distrito de Além Paraíba, em catacumbas modestas, mas com todos os dizeres, datas de nascimento, e de falecimento.
José Alexandrino havia seguido de São João Del Rei para o Recife a mando do governo como o sr. Poderá ver no principio das anotações. E independente dessas suas anotações originais, com a sua mãe no Rio a família sabe que José Alexandrino teve um irmão (Cipriano Augusto de Almeida) que foi presidente da ilha de Fernando de Noronha naqueles idos tempos e tinha uma irmã Ana (Inácia) Quitéria da Gama (que foi casada com Nogueira da Gama ou Saldanha da Gama ) e que possuo uma carta da mesma dirigida a meu pai (Astolpho Villas Boas Côrtes), carta esta do ano de 1883 e também o nome dela em livro da Historia de São João Del Rei, MG.
Outras anotações de Astolfinho.
Marido de Da. Inacia Quiteria , chamava-se de sobrenome Kelly, desse deputado Kelly.
Cláudio Manoel Rodrigues da Costa, foi desterrado para Portugal, era tio de
Da. LUIZA de Figueiredo, mãe do vovô Manoel Côrtes , foi desterrado porque fazia
parte da Conjuração de Tiradentes, mas era Português. Faleceu antes de 19/1/1889.Conforme consta nos arquivos do Exército Brasileiro, foi obtido por Luis Fernando Hisse de Castro, as seguintes informações:
NOME: José Alexandrino Villas Boas Coutinho
Nascimento: 1789- MG
Data de Praça: 15/SET/1803
Vida Profissional (Unidades em que passou):
Regimento de Cavalaria de 1.a Linha da Província de Minas(1803);
1.o Regimento de Cavalaria da Corte(1818);
Ajudante de Ordens do Comandante das Armas do Pará;
1.o Corpo de Cavalaria da Província de Minas (1831);
Província do Rio Grande do Sul(1841);
Destacamento em Diamantina e na Villa de Campanha(Guarda de uma lavra de ouro);
Ajudante de Ordens do Presidente da Província de Minas(1844).
DATA DAS PROMOÇÕES :
ALFERES: 03/MAIO/1819
TENENTE: 16/ABR/1823
CAPITÃO: 12/OUT/1826
MAJOR EFETIVO: 08/JUN/1842
OUTROS POSTOS: Reconhecido Cadete em 28/MAR/1805
OUTROS: Expedição a Pernambuco(1824).
LOURENÇA EMÍLIA CAVALCANTE (ou Lourença Emília Jorge ou Lourença Emília Villas Bôas)
FALECIMENTO :
- Faleceu na fazenda Serra Bonita, em Madre de Deus do Angu, atual Angustura, município de Além Paraíba (MG). Causa mortis: meningite, encefalite aguda. Era viúva e tinha 82 anos de idade.
1425. ANA INÁCIA QUITÉRIA COUTINHO (ou Inácia Quitéria da Gama Coutinho)
OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Conforme informações de Ernesto Carrara por e-mail em 28 de fevereiro de 2003 na lista Gen-Minas.
- Dados adicionais obtidos consultando o site http://roquearaujo.tripod.com/paginaprincipal.htm
1439. BENTO JOSÉ VILLAS BÔAS ( ou BENTO FARIA VELHO)
OUTRAS INFORMAÇÕES :- Bento Faria Velho veio para o Brasil.
- No site da FamilySearch.org consta que faleceu na data de 7/MAIO/1843.
- O pesquisador Diego de Leão Pufal encontrou informações sobre o paradeiro do Bento na cidade de Porto Alegre (RS).
- No site do Arquivo Nacional, referente a "Movimentação de Portugueses no Brasil 1808-1842" consta que foi para "Rio Grande" em 1829 proveniente de Barcelos e que tinha 62 anos.
FRANCISCO ANTÔNIO DA CUNHA MAGALHÃES
CASAMENTO:
- Pesquisa de Bartyra Sette: - Casamentos – SJDRei- Aos 29-01-1807 matriz, Capitão Francisco Antonio da Cunha, f.l. do Cap. Ignacio Antonio da Cunha e D. Francisca Antonia, digo Francisca Maria de Paula, n. desta freguesia; = cc. D. Maria Salome de Oliveira, f.l. de Bento Jose de Villas Boas e D. Izabel Maria de Oliveira, n. da vila do PríncipeFALECIMENTO:
- Faleceu sem deixar geração.
1441. CRESCÊNCIA MARIA DE GOUVEIA MENDANHA
BATISMO:
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 19/JUL/2007 no microfilme da CHF 1362909, item 02, parte 02, referentes aos registros de batismos da igreja de Barcelos, Portugal, na pág.315V consta: "CRECENCIA MARIA filha legítima de JOÃO THOMAS MESTRE DE VILLAS BOAS e de IGNACIA MARIA DE GOUVEA MENDANHA meus fregueses e moradores na Rua Nova, nascida aos 30/JAN/1769 e foi batizada ..... aos 7/FEV do dito ano .... neta pela parte paterna de PAULO JOAQUIM e JOANNA THEREZA da freguesia de Santo André de Barcelinhos e pela parte materna de ANTONIO DA FONCEGUA e ANTONIA GOUVEA moradores na Rua das Velhas. Foram padrinhos o doutor MANOEL DA CUNHA VILLAS BOAS e CRECENCIA MARIA irmão do padre MANOEL DO VALLE de Barcelinhos ..."OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Ver "Sidónio Pais - De Caminha ao Panteão Nacional", Pe. Antonio Trigueiros e Armando B. Malheiro da Silva, 1999, pág 187V.
MANOEL EUZÉBIO DE ANDRADE E ALMEIDA
CASAMENTO:
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 14/AGO/2007 no microfilme da CHF 1362913, item 02, parte 01, referentes aos registros de casamentos N.o 4 da igreja de Barcelos, Portugal, na pág. 177V e 178 consta: "Aos 5/JAN/1790 ... os contraentes MANOEL EUZEBIO DE ANDRADE E ALMEIDA filho legítimo de JOÃO JOSÉ LOPES e FABIANA MARIA com CRESCENCIA MARIA DE GOUVEIA MENDANHA filha de JOÃO THOMAS MESTRE DE VILLAS BOAS e de IGNACIO MARIA DE GOUVEIA MENDANHA todos desta vila ..."
1698. LUÍS MANOEL DE FARIA VELHO VILLAS BÔAS
OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Ver descendência do casal no livro "Sidónio Pais - De Caminha ao Panteão Nacional", Pe. Antonio Trigueiros e Armando B. Malheiro da Silva, 1999, pág 187, 6(VI), publicado em Portugal.