Descendentes de JOSÉ BERNARDES VILLAS BÔAS

Notes


3. MARIA BÁRBARA VILLAS BÔAS

NASCIMENTO :
- Pode ser que Maria Bárbara seja a Maria que temos como batizada em Campanha (MG) em 05/NOV/1853.

OUTRAS INFORMAÇõES :
- Marcos Pacheco Villas Bôas foi quem nos passou as informações sobre este ramo.


11. JOÃO FERNANDES VILLAS BÔAS

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Diversos dados da descendência de João Fernandes e Leonídia estão no site da CHF.


5. Cap. CÂNDIDO BERNARDES VILLAS BÔAS

NASCIMENTO :
- É suposição nossa que CÂNDIDO BERNARDES VILLAS BÔAS seja filho de JOSÉ BERNARDES VILLAS BÔAS, essa suposição foi baseada em informações de descendentes de JOSÉ BERNARDES da existência de um "Candinho" na família.

CASAMENTO :
- Cândido e Ana Umbelina eram primos.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Citados no livro da família de Esaú Correa de Morais VOL III, pág.162 e passado por e-mail por J. Monteiro Gomes na lista Gen-Minas.
- A descendência de Cândido e Ana Umbelina foi passada por e-mail pelo descendente do casal, Walther Villas Boas Franco Filho


12. Dr. JOÃO CÂNDIDO VILLAS BÔAS

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Advogado em Botucatu.


16. Dr. OSÓRIO CÂNDIDO VILLAS BÔAS

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Médico.


19. RITA CÂNDIDA VILLAS BÔAS

OUTRAS INFORMAÇÕES:
- Texto que recebemos de seu filho Walther :
- 8º Filha de Candido Bernardes Villas-Bôas e Anna Umbelina Villas-Bôas, nasceu em Itaberá, estado de São Paulo, aos 13 de maio de 1894. Concluiu seus estudos na Escola Normal Primária de Botucatu, hoje Instituto de Educação Cardoso de Ameida, diplomando-se como professora em 30 de novembro de 1916, aos 22 anos de idade na 2º turma do Instituto. Estudos estes, custeados por seu irmão, advogado Dr João Candido Villas-Bôas, incentivados e orientador de seus ideais e inventariante do espólio de Candido Bernandes Villa-Bôas, seu pai, que foi assassinado em uma das suas fazendas no município de Pardinho (antigo distrito minicipal de Batucatu). Iniciou no exercício do magistério na escola rural da fazenda São João em Agudos, estado de São Paulo. Casou-se com Benedicto de Oliveira Franco em 19 maio de 1924 e do enlace tem 6 filhos. Após o casamento, passou à residir na fazenda Barra-Mansa (onde lecionou na escola rural. Ali nasceram seus primeiros quatro filhos. A vida econômica era boa, mas não segura, pois o valor do café oscilava e ocorreu a queda fabulosa em 1929 ocasionando derrocada geral financeira o que motivou também a revolução de 1930. Com a perda da fazenda, a família mudou-se para o município de Fernão Dias, após para Lucianópolis (antiga Gralha), onde D. Rita lecionou na escola rural “Água da Rosa” indo diariamente à cavalo por 7 léguas. No término de 1934 mudaram-se para a cidade de Agudos, estado de São Paulo, passando a lecionar em escola temporária, situada na rua Tenente Caetano Bueno nº 348, durante 2 anos, quando nomeada para o “Grupo Escolar Cel Leite” na mesma cidade; onde lecionou durante 32 anos aproximadamente. Cotidianamente suas aulas eram iniciadas com o canto pelos alunos de um hino pátrio e explanação dos símbolos da nação como também dos valores morais e éticos. D.Rita recebeu inúmeras homenagens; do Rotary Clube, da Direção e Docentes do “Grupo Escolar Cel. Leite, diploma do Centro do Professorado Paulista e da Câmara Municipal de Agudos, sendo agraciada com o título de Grande orientadora com uma vida dedicada ao ensino com bases sólidas de amplo e profundo conhecimento. Faleceu no dia 30 de julho de 1977, nesta cidade, onde foi professora de várias gerações, deixando cunhada no âmago de seus alunos os valores incontestáveis da moral, do patriotismo e do amor ao próximo. Foi um exemplo de mãe, mestra e cidadã.


BENEDITO DE OLIVEIRA FRANCO

OUTRAS INFORMAÇÕES:
- Texto que recebemos de seu filho Walther :
- Mais conhecido como “Nenê Franco”, filho primogênito de Joaquim da Silveira Franco e Maria Cecília de Oliveira Pinto Franco, nasceu em Piraju, estado de São Paulo, aos 2 de maio de 1900. Nascido na área rural, longe dos recursos escolares, teve ensinamentos ministrados por poucos anos, equivalentes ao grau primário apenas. Porem o que faltou em escolaridade teve em alto grau de formação de caráter e de dignidade, personalidade forte, mas simpática, conquistava a todos, relacionando-se sempre com famílias e pessoas proeminentes. Após casar-se com D. Rita Cândida Villas Boas, com quem teve 6 filhos, foi residir no município de Pardinho, região de Botucatu, onde permaneceu até 1930. Sempre com grande espírito destemido e desbravador, já em 1927, antevendo a queda do café, empreendeu jornada pelo então sertão paulista, pois a cidade de Marília era quase uma vila e a estrada de ferro Paulista acabava ali, para frente era só mata. Saiu de uma vila, (hoje Lucélia) indo fundar às Saiu de uma vila, (hoje Lucélia) indo fundar às margens do rio Aguapeí a cidade (hoje) de Tupi Paulista, em terras suas foi abrindo picadas à facão, na frente de cargueiros e dando nome para afluentes do Aguapeí e outro marcos geográficos. Ali abriu uma estrada, que hoje melhorada e pavimentada, liga as cidades de Dracena - oeste com a alta paulista. Nessa estrada existe uma grande ponte sobre o rio Aguapeí que leva o seu nome. A região era inóspita, onde proliferava a maleita, devido o alto numero de rios e vargens, propiciando ainda a temida “ulcera de Bauru” e outras febres palustres, alem de aguerridos debates jurídicos e físicos pela posse legal das terras. Estima-se que Benedicto Oliveira Franco tenha aberto 10 mil alqueires de terra, área esta hoje de grande produtividade agrícola e pecuária. Nesse seu tempo, precisamente em 1934, volta a residir na cidade de Agudos, onde posteriormente foi eleito vereador na Câmara Municipal, cidade que teve em grande apreço, interessando-se pelos rumos políticos, visando os benefícios que trariam para a zona rural, notadamente as estradas vicinais e pontes, necessárias ao escoamento das safras. Homem forte e destemido deixou marcas de coragem e arrojo. Sua frase: “Ninguém é obrigado a prometer, a cumprir sim”.


6. INÊS OLÍMPIA VILLAS BÔAS

BATISMO :
- Passado por Alexandre Pastre Gonçalves, na lista Gen-Minas, em 24/FEV/2005. Batismo nos livros de Campanha.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Existe uma bisneta de nome Lucia Helena Villas Bôas, de 46 anos, residente em Cerqueira Cesar (SP).


7. ERNESTO BERNARDES VILLAS BÔAS

BATISMO :
- Passado por Alexandre Pastre Gonçalves, na lista Gen-Minas, em 24/FEV/2005. Batismo nos livros de Campanha.

FALECIMENTO :
- Segundo informações verbais deve ter falecido em Santo Antonio da Platina, ou em São Jerônimo da Serra ou em Congonhinhas, não se sabe ao certo.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Foto cedida pela Senhora Josira Ribeiro Villas-Bôas e seu filho Ney Villas Bôas da Silva, moradores em Cornélio Procópio (PR).
- Era residente em Cornélio Procópio em 1936


JOSÉ CAMPOS

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- O casal teve 1filha e 2 ou 3 filhos.


29. ANTÔNIO VILLAS BÔAS

CASAMENTO:
- Matrimônios 1935, Jul-1936, Maio Imagem 136
- Livro 14, página 255, termo 514


31. SETEMBRINO PASSOS VILLAS BÔAS (ou Setembrino Pereira Passos)

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Reside em Baurú (SP) (DEZ/2004).


32. ERNESTO PASSOS VILLAS BÔAS

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Viveu em Santo Antônio da Platina.
- No casamento de sua filha Maria Elza é informado que reside em lugar incerto e desconhecido.


ZÉLIA PEREIRA PASSOS CENTOFANTE

residente em Santo Antonio da Platina


9. JOSÉ BERNARDES VILLAS BÔAS (Junior)

CASAMENTO :
- LAVB 24/SET/2018, Matrimônios 1861, Jan-1906, Jul, imagem N.o 43. Não consta os nomes dos pais dos noivos. Os padrinhos : JOSÉ BENTO PEREIRA e ANTONIO PEREIRA GUIMARÃES.


33. JOÃO BERNARDES VILLAS BÔAS

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Consta do site do pesquisador Antônio César Xavier http://www.iis.com.br/~acxavier/html/


34. ÂNGELO

BATISMO :
- Enviado por Vânia Araújo, por e-mail na lista de discução Gen-Minas : Filme 1284966 de batismos de Campanha (MG), item 4: Batismo de ANGELO em 12/FEV/1882, com 41 dias, filho de JOSÉ BERNARDES VILLAS BOAS JUNIOR. Não consta o nome da mãe. Padrinhos: ANTONIO DE SOUZA e ANA VILLAS BOAS.


35. Dr. AGNELO VILLAS BÔAS

NASCIMENTO :
- Pode ser que AGNELO e o ANGELO sejam as mesmas pessoas.

FALECIMENTO :
- Faleceu 5 meses depois de sua esposa Arlinda.

OUTRAS INFORMACÕES :
- Agnello era advogado pertencia à maçonaria onde foi grau 33.
- Na foto estão : Arlinda, Agnello e filhos (atrás Erasmo, Acrísio, Maria de Lourdes, Cláudio, Leonardo, Álvaro; à direita, Nelson)
- Foi Prefeito em Santa Cruz do Rio Pardo nos idos de 1914
- Sua família se mudou para a capital em 1929.
- O histórico está no site : http://www.estadao.com.br/villasboas/ebooks/ebook3/index01.htm, sobre seu livro "Rompendo Fronteiras" escrito pelo Orlando Villas Bôas, onde cita que seus pais tiveram 13 filhos sendo que dois faleceram ainda criança no interior de São Paulo: "Viemos do interior paulista para a Capital, pai, mãe com malas, bagagem e mais cinco irmãos. O pai, Agnello, advogado, havia sido convidado por um escritório do ramo. Nós três (Orlando, Cláudio e Leonardo) passamos nossa adolescência em fazendas que, naquela época, se davam ao luxo de ter campos, cerrados e matas. O largo Rio Paranapanema estava ao nosso alcance. São Paulo daqui e Paraná na outra margem. Ainda na adolescência lemos "Os Sertões", de Euclides da Cunha, "Viagem ao Araguaia", de Couto de Magalhães, bem como livros sobre os bandeirantes Fernão Dias Paes Leme e Raposo Tavares.
O pai Agnello, nascido em 1882 em Campanha, Minas Gerais, era um homem apegado à terra. Conseguia ele entremear a sua advocacia, o seu apego à maçonaria, onde foi grau 33, ao amanho da terra no plantio do café.
A mãe Arlinda nasceu em Itapira, em 1889. Eu, Orlando, o escriba, nasci em Santa Cruz do Rio Pardo em 1914, Cláudio e Leonardo em Botucatu, respectivamente em 1916 e 1918. Álvaro e Ana Therezinha, os caçulas da família, nasceram em São Paulo em 1923 e 1924. Nossos pais tiveram ao todo treze filhos, dois dos quais falecidos ainda crianças no interior.
No início da década de 40, uma traiçoeira hemiplegia afetou o pai de todos. A mudança para São Paulo, em certo sentido, já se dera em decorrência do mal. Após nossa vinda para capital do Estado, todos os bens que tínhamos no interior foram rapidamente vendidos. Começa aí a via-crucis da família. Aqueles que estudavam tiveram que abandonar os estudos e arranjar um emprego para fazer frente aos dispêndios do dia-a-dia. Todo o esforço, porém, foi embalde. Em 1941 faleceu a mãe Arlinda. O pai Agnello não suportou a perda. Após cinco meses passados em um quarto, chamou os poucos que lá estavam, mandou que se fechasse a porta do quarto e tranqüilamente murmurou: agora eu morro... cumprindo a sua prédica.


INÁCIA RIBEIRO NOGUEIRA (ou Inácia Olinda Nogueira)

BATISMO :
- 1.a pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas realizada em 27/SET/2003 no microfilme 1253679, item 05, cópia dos livros dos batizados da paróquia de São Simão, referentes aos anos 1862 a 1869, onde à pág. 35V consta : "Aos 29/JUN/1865 batizei solenemente a IGNACIA de 58 dias, filha legítima de JOSE IGNACIO RIBEIRO e de ANTONIA OLYMPIA NOGUEIRA. São padrinhos PEDRO RIBEIRO DA FONSECA e FLORIANA RIBEIRO ... "

- 2.a pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas realizada em 02/DEZ/2003 no microfilme da CHF 1253678 , item 05, referentes aos batismos no período 1844 a 1869, registrados no livro CÓPIA da paróquia de São Simão, onde à folha 90, consta assento igual ao da pesq em 27/SET/2003.

OUTRAS INFORMAÇÕES :
- Inácia é citada na revista da ASBRAP, VOL 1 , ano 1994, pág 233, parágrafo 4 e também na CHF como Ignácia Ribeiro Villas Bôas.


36. LUCÍLIA

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 15/JUL/2004 no microfilme da CHF 1253665, item 04, referentes aos registros de batismos do livro N.o 4 da paróquia de Santa Rita do Passa Quatro, onde à folha 117V, consta : "Aos 05/FEV/1890 batizei solenemente nesta matriz a LUCILIA, nascida a 03/DEZ p.p., filha legítima de JOAQ.m BERNARDINO VILLAS BOAS e de IGNACIA OLINDA NOGUEIRA. Padrinhos JOSÉ IGNACIO RIB.o e ANTONIA OLIMPIA NOG.a (sic) ..."
- Batismos 1886, Nov-1892, Mar - Imagem N.o 124

FALECIMENTO (Cartório) :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 20/JUL/2004 no microfilme da CHF 1444114, item 04, referentes aos registros de óbitos, livro N.o 1 do cartório de Santa Rita do Passa Quatro, onde consta na pág 172 termo 433 : "Aos 22/FEV/1890 .... compareceu JOÃO CARLOS NOGUEIRA .... e declarou que no dia 19 do corrente pelas 6 horas da tarde na fazenda de propriedade de JOAQUIM CUSTÓDIO RIBEIRO faleceu a criança de nome LUCILIA com 3 meses e meio de idade, natural desta paróquia, filha legítima de JOAQUIM BERNARDO VILLAS BÔAS e de sua mulher IGNACIA OLINDA NOGUEIRA ..."

FALECIMENTO (Igreja) :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 21/SET/2004 no microfilme da CHF 1253669, item 06, referentes aos registros de óbitos do livro N.o 3 dos anos de JAN/1887 a AGO/1895 da paróquia de Santa Rita do Passa Quatro, onde à folha 65, consta : "Aos 20/FEV/1890 faleceu ontem LUCILIA de 3 meses filha legítima de JOAQ.m BERNARDO VILLAS BOAS e de IGNACIA OLINDA NOGH.a ...."


37. RITA DE CÁSSIA VILLAS BÔAS

NASCIMENTO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 25/JAN/2005 no microfilme da CHF 1444110, item 03, referentes aos registros de nascimentos do livro N.o 1 do cartório de Santa Rita do Passa Quatro, onde à folha 136 e 136V, termo 313, consta : "Ao 1.o/OUT/1890 ..... compareceu JOAQUIM BERNARDES VILLAS BÔAS, lavrador, residente neste termo .... declarou que no dia 24/SET do corrente ano, neste termo, nasceu uma criança do sexo feminino, filha legítima dele declarante e de sua mulher D. IGNACIA OLINDA NOGUEIRA, neta paterna de JOSÉ BERNARDES VILLAS BÔAS e de sua mulher D. BARBARA CAROLINA PEREIRA e maternos de JOSÉ IGNACIO RIBEIRO e de sua mulher D. ANTONIA CANDIDA NOGUEIRA residentes neste termo, cuja criança vai ser batizada com o nome de RITA e que ele declarante casou na paróquia de São Sebastião do Tijuco Preto neste neste estado ...."

BATISMO :
- Pesquisa de Luis Antonio Villas Bôas, realizada em 15/JUL/2004 no microfilme da CHF 1253665, item 04, referentes aos registros de batismos do livro N.o 4 da paróquia de Santa Rita do Passa Quatro, onde à folha 146, consta : "A 1.o/OUT/1890 batizei solenemente nesta matriz a RITA, nascida a 24/SET, filha legítima de JOAQUIM BERNARDES VILLAS BOAS e de IGNACIA OLINTA NOGUEIRA. Padrinhos MANOEL JOAQUIM RIBEIRO e M.a CANDIDA BUENO ..."

CASAMENTO :
- LAVB, 29/SET/2018, Matrimônios 1906, Maio-1909, Jun, imagem No. 61.


38. ANÉSIA RIBEIRO VILLAS BÔAS

FALECIMENTO:
- Certidão de óbito do Subdistrito de Indiaópolis. Óbito N.o 10019. Viúva.


ATALIBA DE OLIVEIRA

NASCIMENTO :
- Citado no site da CHF sem o No. do microfilme.

CASAMENTO:
- LAVB, 29/SET/2018, Matrimônios 1909, Jun-1912, Fev, imagem N.o 15. Não houve impedimento. Nubentes solteiros.
- Apesar do assento informa que não houve impedimento, eles eram primos em 1.o grau pois as mães dos noivos eram irmãs.


SEBASTIÃO DE AZEVEDO

CASAMENTO:
- LAVB, 30,SET/2018, Matrimônios 1912, Fev-1915, Abr, imagem N.o 77