INVENTÁRIO DE DOMINGOS BORGES DA SILVA

Arquivado no Museu Regional de São João del-Rei na caixa C

Número de folhas originais :

Inventariante : SUZANA LEITE

Inventário Redigido : Sítio Congonhas da Conquista, Freguesia de Borda do Campo.

Data: 28/JAN/1750

Transcrito por : Ana Bárbara R. Pereira da Silva a pedido de Luís Antônio Villas Bôas.

Data da Transcrição : FEV/2004.

Objetivo: Dados Genealógicos.   

FL. 03

Ano de nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo de 1750 aos vinte e oito dias do mes de janeiro no presente sitio das Congonhas da Conquista da Borda do Campo em casas onde vivia o Capitão DOMINGOS BORGES DA SILVA natural ... de São Sebastião, bispado do Rio de Janeiro, casado com SUZANA LEITE a cujo sitio .... seguir a diante passado para os órfãos.

FL. 05 - HERDEIROS :
  1. QUITÉRIA DA SILVA, casada.
  2. JOSÉ, de idade de 26 anos - morto.
  3. ROSA, de idade de 25 anos, morta.
  4. IGNÁCIO, de idade de 23 anos, casado.
  5. MARIA, de idade de18 anos, casada.
  6. TOMÁS, de idade de17 anos.
  7. GERTRUDES, de idade de 15 anos.
  8. MANOEL, de idade de 13 anos.
  9. HELENA, de idade de 9 par 10 anos.
  10. MATIAS, de idade de 8 anos.
  11. FELIS, de idade de 7 anos.
  12. RICARDO, de idade de 5 anos.
FL. 11

Aos 20 dias do mes de fevereiro de 1750 nesta vila de São João del Rei ... em casas de morada o Juiz de Órfãos ... compareceu presente Capitão MANOEL MARTINS BAHIA reconhecido pelo escrivão como próprio tutor ...

FL. 50

Nomeio para curador desse órfão ALEXANDRE DA SILVA BARROS ao qual o escrivão dará o juramento ...

FL. 53

... foi respondido que contam que JOSÉ DA SILVA BORGES se ausentara destas Minas para a Vila de Taubaté onde se casara e lá falecera ... um ano pouco mais ou menos... e que é sua legítima ... 18$930 que para a dita tutora pertence a legítima viúva sua mulher e a um filho órfão que deixou  ...

E sendo-lhe perguntada pela órfã ROSA donde ela se acha, por ela tutora foi respondido que a dita órfã se acha casada com ANTONIO MARTINS ... e sendo legítima tem 18$930....

E sendo-lhe perguntada a ela tutora pelo órfão IGNÁCIO seu estado legítimo. Por ela tutora foi respondido que o dito órfão se acha casado (?) as partes da Ibituruna, cita a quantia em podes dela tutora que são 18$930.

E sendo-lhe perguntada pela órfã MARIA seu estado legítimo. Por ela tutora foi respondido que também ela se acha casada com FRANCISCO LUIS, cita a quantia em poder pela tutora que são 18$930.

FL. 53V

E sendo-lhe perguntada pelo órfão TOMÁS ... foi respondido que o dito órfão se acha em companhia dela tutora e anda no exercício de trabalho no caminho em condução do Rio de Janeiro para esta Minas com bestas de um camarada ... para esse órfão se lhe faz a sua legítima parte de 18$930 na mão dela tutora.

E sendo-lhe perguntada pela órfã GERTRUDIS ... foi respondido de que se acha casada com JOSEPH PEREIRA DA FONSECA ... em posse a quantia de 18$930 na mão dela tutora.

E sendo-lhe perguntada sobre o órfão MANOEL ... foi respondido que se acha no estado de solteiro trabalhando pelo seu braço na roça de MANOEL RODRIGUES NOGUEIRA para adquirir alguma coisa e que a sua legítima consta em 18$930 ... na mão dela tutora.

E sendo perguntada pela órfã ELENA ... foi respondido que se acha no estado de casada com JOAQUIM MARTINS ... e que em posse a quantia de 18$930 na mão da dita tutora.

FL. 54

E sendo-lhe perguntada pelo órfão MATHIAS ... foi respondido que se acha na idade de 13 anos pouco mais ou menos vivendo em companhia dela tutora anda na escola aprendendo a ler, escrever e contar e que empossou 18$930 que estão na mão da dita tutora.

E sendo-lhe perguntada pelo órfão FELIS (...)  foi respondido que se acha na idade de 11 anos pouco mais ou menos vivendo em companhia dela tutora anda na escola aprendendo a ler, escrever e contar e que empossou 18$930 que estão na mão da dita tutora.

E sendo-lhe perguntada pelo órfão RICARDO (...)  foi respondido que se acha na idade de 10 anos pouco mais ou menos vivendo em companhia dela tutora anda na escola aprendendo a ler, escrever e contar e que empossou 18$930 que estão na mão da dita tutora.

FL. 55V

... 1756 anos nesta Vila e São João del Rei Minas do Rio das Mortes em o escritorio de mim escrivão adiante nomeado .... uma petição que me foi dada por parte de ANTONIO MARTINS por cabeça de sua mulher e SUZANA LEITE viúva que ficou do falecimento do Capitão DOMINGOS BORGES DA SILVA

FL. 56

Dizem ANTONIO MARTINS por cabeça de sua mulher ROSA, FRANCISCO LUIS por cabeça de sua mulher MARIA BORGES, JOSEPH PEREIRA DA FONSECA por cabeça de sua mulher GERTRUDES DA SILVA LEITE, JOÃO MARTINS LEAL por cabeça de sua mulher ELENA DA SILVA LEITE, que por serem casados e recebidos em face a Igreja com suas mulheres lhe competem as legitimas que a elas ficaram por falecimento de seu pai DOMINGOS BORGES DA SILVA que importa a cada uma 18$930 que andam a juros na mão da viúva sogra dos suplicantes, SUZANA LEITE ...

FL. 60

E sendo perguntada pelos órfãos, seus estados e onde se acham e que pater tiverão de legítima e onde se acham, por ela respondido que fora os que estavam casados e fora do juizo e que o que ainda existem são os seguintes : TOMÁS DA SILVA LEITE se acha em idade de 27 anos, pouco mais ou menos e que anda trabalhando (?).

FL. 60V

E que o órfão MANOEL se acha na idade de 23 anos e assiste na Lagoa Dourada em companhia de seu cunhado JOSÉ PEREIRA trabalhando na roça e que sua legítima é de 18$930 e que rendeu 1$183.

E sendo perguntada pelo órfão MATHIAS ... respondeu que se acha na idade de 18 anos e que é oficial de sapateiro e que sua legítima ...

FL. 61

E sendo perguntada pelo órfão RICARDO ... respondeu que o dito órfão se acha na idade de 15 anos pouco mais ou menos e vive na companhia da tutora sua mãe e se acha enfermo com pricípios de mal de São Lázaro ...

FL. ?2

Diz JOSÉ DE GODOY como procurador geral bastante de FRANCISCO DE GODOY e sua mulher IZIDORA PORTO DE EL REI que ele suplicante quer oferecer neste juízo um Libelo Cível contra SUZANA LEITE viúva que ficou do defunto DOMINGOS BORGES DA SILVA por dívidas de 500$000.


COMENTÁRIOS DA TRANSCRITORA :

- O documento está com o papel desmanchado e a letra apagada.
- A folha onde provavelmente teriam os bens de raiz está pela metade.
- Constam 2 documentos anexos ao inventário, um libelo cível movido contra Suzana Leite e uma petição. Os dois tratam de dívidas do casal.