INVENTÁRIO de VITÓRIA MARIA VILLAS BÔAS

Arquivado no Museu Regional de São João del-Rei na caixa 511

Número de folhas originais : 33

Inventariante : JOSÉ PEREIRA DE SOUZA

Inventário Redigido : Na Fazenda denominada Os Morros das Pedras da Triste Vida, Aplicação do Senhor Jesus de Matosinhos, Freguesia de Campo Belo na casa da falecida, em 09 de março de 1825

Transcrito por : Flávio Marcos dos Passos a pedido de Luis Antônio Villas Bôas.

Data da Transcrição :  SET/2002.

Objetivo: Dados Genealógicos.

Estado Conjugal : Casada com JOSÉ PEREIRA DE SOUZA.

FL. 02V

"... Que sua falecida mulher fora natural do Arraial de Santo Antônio, Freguesia de Lavras do Funil, filha legítima de JOÃO JERÔNIMO VILLAS BÔAS e Dona MARIA JOAQUINA DE TOLEDO, já falecidos e que sua finada mulher falecera no último de fevereiro dos anos próximos passados de mil oitocentos e vinte e três, sem testamento e que fora casada com ele viúvo inventariante que por seu falecimento ficaram os filhos seguintes:

  1. JOSÉ PEREIRA DE SOUZA, solteiro com 33 anos.
  2. FRANCISCA casada com JOAQUIM SOARES DA COSTA.
  3. CÂNDIDO PEREIRA solteiro de 29 anos
  4. MARIA JACINTA casada com ANTÔNIO GONÇALVES CHAVES.
  5. JOANA casada com BERNARDINO JOSÉ DUTRA.
  6. SUSARINA, solteira de 18 anos.
  7. JOAQUIM PEDRO, solteiro de dezessete anos.
  8. SIMÃO PEREIRA, solteiro de 16 anos.
  9. EMILIANA, solteira de 12 anos.
  10. MANOEL, solteiro de 9 anos.
FL. 04

Possuia oito escravos.

FL. 04V BENS DE RAIZ

  1. Assim mais uma morada de casas no Arraial do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, com seus tamboretres, dois catres de armação e uma mesa a quantia de cento e quarenta mil réis.
  2. Assim mais um terreiro com seu quintal cercado de madeira, paiol coberto de telha, casa de vivenda cobertas de capim, senzalas cobertas de capim e dois regos de água tudo na quantia de cem mil réis.
  3. Assim mais um retiro com suas casas cobertas de telha e um paiol coberto de telhas a quantia de quarenta mil réis.
  4. Assim mais uma fazenda chamada As Pedras da Triste Vida que parte de um lado com ANTÔNIO JOAQUIM, do outro lado com FLÁVIO ANTÔNIO DA SILVA e MANOEL TOMÁS GARCIA e de outro lado com MANOEL DE XISAS CARNEIRO e com quem mais deva e haja de partir e confrontar na quantia de um conto, seiscentos e vinte mil réis.
FL. 05

Consta os nomes completos de algumas de suas filhas : JOANA CAROLINA VILLAS BÔAS, FRANCISCA INÁCIA DE ASSIS e MARIA JACINTA VILLAS BÔAS.

FL. 29

Consta neste inventário, um documento relatando a doação do uso-fruto de trinta e cinco alqueires de terras de cultura sitas na Piedade do Rio Grande e outros trinta e cinco alqueires mestiços na mesma fazenda, feita pelo Reverendo JOÃO PEREIRA DE CARVALHO à falecida VITÓRIA MARIA VILLAS BÔAS. Estas terras são em sociedade com o Capitão ANTÔNIO CAETANO VILLAS BÔAS (irmão da Vitória Maria).

FL. 32

Aos nove dias do mês de outubro do ano de mil oitocentos e trinta nesta Fazenda da Boa Vista do Rio Grande na Aplicação de São João Nepomuceno, da Freguesia de Lavras, Termo da Vila de São João del-Rei, Minas, Comarca do Rio das Mortes onde eu o escrivão me acho, aí compareceram presentes o Capitão ANTÔNIO CAETANO VILLAS BÔAS e sua mulher Dona MARIA LUIZA DE SÃO JOSÉ e seu filho JOAQUIM INÁCIO VILLAS BÔAS e sua mulher Dona MARIA ROSA DE JESUS .....

O documento segue descrevendo o libelo de divisão da Fazenda da Piedade do Rio Grande.